A Decathlon já recebeu em Dourges, perto de Lille, o seu primeiro “comboio bloco” (contendo apenas produtos Decathlon) vindo directamente da China. O comboio percorreu 10.800 km e atravessou sete fronteiras, a mítica Rota da Seda, em apenas 19 dias, ou seja, uma viagem duas vezes mais rápida do que se fosse por mar, segundo avançou o jornal Les Echos.
Após esta primeira experiência, positiva, a Decathlon quer acelerar as coisas com um comboio bloco por mês em 2018, até chegar a um por semana em 2019. Além de conseguir reduzir custos de transporte – o retalhista recorria ao modo marítimo e rodoviário para fazer esta operação – o comboio também se apresenta como uma boa alternativa pelo facto de ser menos poluente.
Em termos práticos, esta operação do gigante francês da distribuição de produtos e equipamentos para desporto envolve um comboio com 600 metros, constituído por 41 vagões de contentores transportando exclusivamente produtos Decathlon, oriundos da China, a cargo da Damco e da Maersk Line. Os 630.000 produtos que fizeram esta viagem chegaram às prateleiras das lojas três a quatro dias mais cedo.
De acordo com a mesma fonte, o transporte ferroviário é menos poluente, com 36% menos de emissões de CO2 do que os meios de transporte envolvidos anteriormente na mesma operação.
Este primeiro comboio bloco resulta de um ano de trabalho para as equipas Decathlon, já que envolve muitos interlocutores, e foi um primeiro teste para o retalhista que desde 2015 recebe mercadorias por ferrovia mas através de comboios partilhados: 3.000 contentores em quatro anos em Dourges, onde a Decathlon tem ao lado do terminal, um armazém de 56.000 m2. É um dos seis centros de abastecimento da Europa continental (quatro em França), a partir dos quais são abastecidos os 27 armazéns regionais (10 em França).