A empresa portuguesa de molhos, vinagres e condimentos, Casa Mendes Gonçalves, detentora de marcas como a Paladin, Dona Pureza e Peninsular, foi escolhida para produzir alguns dos molhos utilizados pela McDonald’s em Israel, tendo no ano passado abastecido a empresa com 184 milhões de molhos.

A parceria com a multinacional iniciou-se em 2012, quando esta a selecionou para abastecer a McDonald’s Portugal, numa aposta em fornecedores locais, e expandiu-se além-fronteiras.

Marisa Oliveira, Head of Sales e de Customer Service da Casa Mendes Gonçalves, conta que “a entrada na McDonald’s Israel exigiu uma adaptação muito grande de todos os nossos processos, já que era mandatário termos certificação Kosher, uma certificação que determina a não contaminação absoluta de matérias-primas não certificadas pelas entidades locais, como por exemplo determinadas carnes, exigindo um apertado controlo de todos os produtos, desde a origem até ao produto final”.

Segundo a responsável, a entrada neste mercado e a consequente certificação Kosher deu à empresa da Golegã uma vantagem competitiva, não apenas neste, mas também noutros mercados em que a certificação seja um requisito.

Esta já não é a primeira vez que a empresa adapta os seus processos de fabrico às necessidades dos clientes. Segundo aponta, quando em 2012 a Casa Mendes Gonçalves se tornou fornecedora da McDonald’s Portugal, também tiveram de passar por um processo de reformulação industrial, de forma a conseguirem cumprir com os rigorosos requisitos da empresa. No ano passado, a empresa produziu cerca de 23 milhões de unidades para a multinacional americana.

“Esta parceria elevou o nosso patamar de qualidade e segurança”, acrescenta Marisa Oliveira, “trabalhar com a McDonald’s é um desafio diário incrível, que nos faz crescer e nos abre horizontes internacionais, sendo motivo de orgulho para toda a empresa”.

Para além destes dois mercados, a Casa Mendes Gonçalves também fornece a McDonald’s Marrocos, e já realizou alguns in&out com a McDonald’s Roménia. “Queremos estar bem posicionados para crescer noutros mercados. Contudo, o objetivo é consolidar a atual estratégia e somente depois expandir a nossa operação ao lado desta grande cadeira internacional”, conclui a responsável.