A Fullstep, empresa espanhola especialista em soluções digitais end-to-end, consultoria e outsourcing de relação entre as empresas e fornecedores, foi criada há mais de 20 anos, e apresenta-se como a primeira plataforma espanhola a surgir em Espanha. A empresa tem vindo a desenvolver a sua plataforma Source-to-Pay, adaptando-se aos desafios dos clientes e entrou em Portugal o ano passado.

“Portugal é um mercado a que sempre estivemos atentos e acreditamos que este é o momento certo para expandir o nosso negócio no país”, revela-nos em entrevista o CEO da empresa, Rosario Piazza.

O CEO conta que ao longo dos mais de 20 anos de existência têm merecido a confiança de grandes empresas multinacionais, e que “isto ‘obrigou-nos’ a aceitar o desafio de nos adaptarmos a tempo aos requisitos de um mercado muito exigente”, revela, “graças a isto, ainda hoje somos a única empresa espanhola que pode verdadeiramente competir com os grandes gigantes globais da tecnologia no segmento da plataforma Source-to-Pay”.

A plataforma da Fullstep é construída a partir do zero, de forma a “facilitar a integração com qualquer ERP no mercado e outras ferramentas do ecossistema”, combinando o know-how de 20 anos de gestão digital e otimização dos processos de compra e da cadeia de abastecimento com a inovação tecnológica contínua.

“É muito importante para nós que a solução esteja perfeitamente adaptada ao cliente, às suas necessidades e aos seus sistemas.” – Rosario Piazza

 

A empresa tem prestado serviços e implementado a sua tecnologia em empresas portuguesas e filiais de empresas europeias. “Esta experiência permitiu-nos confirmar a adequação das nossas soluções ao mercado português e conhecê-lo melhor”, destacando que apesar da sua proximidade e afinidades com Espanha, “é um mercado com as suas próprias particularidades”.

Embora os mercados tenham as suas diferenças, considera fundamental que “Espanha e Portugal concordem na necessidade de fazer progressos decisivos na transformação digital”, e nesse sentido acrescenta ainda que “no meio da era digital, a empresa que não implementar um plano de transformação digital no seu plano de crescimento corre o risco de ficar para trás e perder os importantes benefícios de ter finalmente atingido a maturidade digital”.

Recentemente, a Fullstep apresentou um projeto de desenvolvimento do canal que começou no ano passado, tendo como objetivo a concentração nas vendas indiretas para a ajudar a ganhar capilaridade e crescer em novos mercados.

“Os resultados desta nova estratégia de canal começaram a dar frutos, e terminámos o ano com várias alianças-chave com parceiros que valorizam muito positivamente a nossa proposta no campo da digitalização dos processos de aquisição”, avança o CEO, ambicionando expandir o número de alianças em 2023, acrescentando parceiros em cada vez mais países.

Regendo-se pelo objetivo que os move, de “tornar possível o progresso da sociedade”, em 2023 a empresa pretende, a nível mundial, “levar este modelo de crescimento sustentável através da otimização das aquisições e das relações entre empresas, a mais organizações, em mais locais”, e a nível mais tático, “continuar a posicionar o seu software dentro e fora do mercado ibérico, continuando a desenvolver o canal indireto e a melhorar a sua tecnologia”.

“2022 foi um grande ano para nós. Encerrámos o ano com um aumento muito significativo do volume de negócios em comparação com 2021, e um aumento de 30% na nossa carteira global de clientes” notou Rosario Piazza, “estamos muito orgulhosos do que estamos a alcançar, ano após ano, e esperamos continuar este crescimento, com base na nossa estratégia de expansão através do canal do parceiro”.

Para ler na íntegra, brevemente, na edição #39 da SCM.