A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram o maior acordo-quadro de sempre na Europa para o fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio, H2.City Gold, para abastecer a alemã com 60 veículos, num valor de cerca de 40 milhões de euros. Este acordo veio na sequência de a portuguesa ter vencido o concurso internacional para construir os novos autocarros a hidrogénio do operador público alemão.
Os veículos obedecem ao layout definido pelo cliente e são equipados com a nova geração da pilha de combustível da Toyota, resultado de uma parceria estabelecida com a japonesa que fez com que a CaetanoBus seja a primeira empresa na Europa a utilizar esta tecnologia.
“O modelo co-branded, entre a CaetanoBus e a Toyota, o H2.City Gold é um autocarro standard 12m de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota que terá uma potência nominal de 70 kW. Esta Segunda Geração de Pilhas de Combustível da Toyota é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais potência, do que a geração anterior”, explica a empresa em comunicado.
Thomas Klaus, Head of Buses Procurement Regio Germany da Deutsche Bahn AG, aponta que “com este acordo-quadro, a Deutsche Bahn espera ter 60 unidades de H2.City Gold da CaetanoBus em operação até 2026. Os autocarros elétricos movidos a hidrogénio têm a vantagem de serem reabastecidos muito mais rapidamente do que os autocarros elétricos a baterias, sendo que a sua longa autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações”.
A CaetanoBus destaca que “esta encomenda da DB é mais um passo importante para a presença de autocarros a hidrogénio da CaetanoBus no mercado alemão, o mais evoluído na adoção de solução de mobilidade a hidrogénio”, e acrescenta que “até agora, e sem contar com este impressionante número de autocarros para a Deutsche Bahn, existem mais de 55 unidades Caetano H2.City Gold em diferentes cidades alemãs, entre unidades entregues e em produção”.
A CaetanoBus explica que com esta nova geração da pilha de combustível, a equipa de engenharia de I&D aproveitou ainda para “melhorar a integração desta nova tecnologia no autocarro, utilizando agora o calor libertado da pilha de combustível para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar ainda mais conforto na área dos passageiros e na cabina do motorista. A CaetanoBus está também a implementar outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, tais como reduzir ainda mais o consumo de hidrogénio e aumentar o conforto da condução. Todas estas melhorias têm como principal objetivo exceder expectativas dos clientes atuais e futuros”.
Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, comenta que “estamos orgulhosos de termos sido o melhor fabricante posicionado [fabricante mais bem posicionado] num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa. Além disso, estamos também orgulhosos por continuarmos a assumir um papel importante na descarbonização sustentável do setor dos transportes públicos na Europa, nomeadamente ao utilizar tecnologia a hidrogénio para alcançar a neutralidade carbónica”.
Ainda no início do ano, em janeiro, a CaetanoBus anunciou que iria fornecer 30 autocarros elétricos à Carris, com um custo associado de 12,7 milhões de euros, tendo sido a segunda vez que a empresa encomendou este tipo de autocarros à fabricante portuguesa. Desde 2019 que circulam 15 unidades em Portugal, sendo também os seus carregadores produzidos em Portugal.
Os autocarros começarão a entrar em operação no início de 2024, esperando-se que a Deutsche Bahn receba a totalidade dos veículos até 2026.