O porto de Leixões recebeu 16 vagões de metro, destinados à rede de metro do Porto, provenientes da China. A coordenação da operação foi efetuada pela Bolloré Logistics.

Já no final de 2022, o operador logístico coordenou a operação da entrega de quatro vagões de metro provenientes de Tangshan, China, até Guifões, Portugal. Esta é a primeira vez que a China produz comboios com destino à Europa.

Em comunicado, A Bolloré Logistics salienta que “a coordenação atempada entre todas as partes, incluindo o expedidor, transportador e os destinatários, foi uma prioridade”, uma vez que “ajudou a garantir o transporte seguro dos vagões através de uma boa relação custo-eficácia e soluções de alta qualidade”.

“Considerando o longo corpo do comboio, o peso e o valor da carga, a nossa equipa teve de comunicar ativamente com CRRC Tangshan, a companhia de navegação, bem como com todos os nossos parceiros dentro da rede Bolloré. Graças ao apoio de todas as equipas envolvidas, pudemos assegurar a entrega da carga no destino sem problemas”, afirma Hingbo SUN, diretor-geral da Bolloré Logistics North China.

Ao longo de 2023 serão enviados mais três lotes de conjuntos de comboios, estima o operador.