A Medway vai expandir a sua atuação para além das fronteiras de Portugal. Após operar comboios em território espanhol, a Medway agora irá gerir os terminais ferroviários da região da Estremadura.
A empresa foi a única a apresentar-se em concurso público lançado pela região, garantindo a concessão de três terminais localizados em Badajoz, Mérida e Navalmoral, com um contrato avaliado em 137,9 milhões de euros, segundo informações do jornal El Periódico. É no parque logístico de Badajoz que se encontra o centro de distribuição da Amazon, com 60 mil metros quadrados.
A concessão, que terá duração máxima de 30 anos, será compartilhada com a Extremadura Avante Logística, empresa do Governo Regional da Estremadura, que deterá 51% do consórcio, enquanto a Medway ficará com 49%. A formalização do acordo aguarda a avaliação de técnicos espanhóis.
O contrato também prevê que a Medway assegure a operação de, no mínimo, seis comboios em cada um dos terminais nos primeiros 10 anos, e um total de 28 comboios nos demais anos. Esta iniciativa faz parte da estratégia da empresa portuguesa em consolidar a sua presença no mercado espanhol, onde já detém uma quota de 30%. Além disso, a Medway também manifestou interesse em ser parceira estratégica da unidade de mercadorias da Renfe, a congênere espanhola da CP (Comboios de Portugal), e está na lista final de candidatos. A decisão final será divulgada nas próximas semanas.
Vale a pena ressaltar que a Medway já é responsável pela gestão de terminais ferroviários em Sines, Entroncamento e Aveiro, em Portugal. Em breve, irá juntar-se a essa lista o futuro terminal de Lousado, que será o maior do tipo na Península Ibérica e está em fase de desenvolvimento.
Com estes novos empreendimentos na Estremadura espanhola, a Medway fortalece a sua posição como uma das principais empresas de transporte ferroviário de mercadorias na região, ampliando o seu alcance e contribuindo para o desenvolvimento do setor logístico na Península Ibérica.