Estão a ser utilizados camiões movidos a óleo vegetal hidrotratado, pela BMW, para serviço de transporte de componentes, desde a fábrica localizada em Munique, até à de Landau na der Isar, ambas na Alemanha, totalizando uma viagem de ida e volta de 40 quilómetros.

Os camiões, operados pelo fornecedor logístico alemão Guggemos, têm estado a funcionar, desde dezembro de 2022, com HVO100, que significa que os veículos podem ser abastecidos a 100% com Óleo Vegetal Hidrotratado, uma aposta inserida num projeto-piloto para testar o combustível. Em março de 2023, a frota de ensaio recebeu mais seis camiões, desta vez pertencentes à DB Schenker.

O HVO100 é produzido a partir de produtos residuais e matérias-primas renováveis, como o óleo de cozinha usado. Comparando com o diesel tradicional, produz até 90% menos de CO2. O consumo de combustível é cerca de 3% maior com HVO100, mas os 10 camiões operacionais atualmente, deverão emitir menos 800 toneladas de CO2 por ano, em comparação com o diesel tradicional. Além disso, o HVO pode ser utilizado de forma pura ou misturado com combustível fóssil.

Michael Nikolaides, head of BMW Group Production Network & Logistics, afirma que “cada grama de CO2 que pudermos poupar, ajuda”. “Continuamos a reduzir a pegada de carbono das nossas cadeias de transporte e de fornecimento através de uma variedade de medidas”.

O parceiro do Grupo BMW neste projeto é a empresa finlandesa Neste. O seu óleo vegetal hidrotratado é baseado na tecnologia NEXTBTL e é produzido a partir de matérias-primas renováveis. Os óleos vegetais são convertidos em hidrocarbonetos através de uma reação catalítica com hidrogénio.

Ao utilizar o novo combustível na logística dos transportes, o Grupo BMW tem como objetivo descobrir como funciona o óleo vegetal hidrotratado nas operações quotidianas e qual a relação custo-eficácia. Este projeto-piloto é mais um passo na implementação da Estratégia Logística de Transporte Verde do Grupo BMW.