A DB Schenker realizou um teste-piloto, em França, no qual utilizou eTrailers, semirreboques que possuem um sistema de tração elétrica, que apoiam a unidade de tração do veículo, reunindo a energia ao arrancar ou escalar colinas, no transporte terrestre. A iniciativa gerou uma poupança de combustível entre os 24 e os 55%.

O exercício de teste, apoiado pela Trailer Dynamics e pela Krone Commercial Vehicle Group, demonstrou, pela primeira vez, uma poupança significativa no consumo de gasóleo durante o funcionamento do veículo. O eTrailer M300 da Trailer Dynamics ajudou o semirreboque a diesel durante o percurso, e controlou o eixo eletrificado em tempo real.

Além disto, a iniciativa gerou poupanças no consumo total de energia elétrica e fóssil e, portanto, de combustível. Para este fim, a Trailer Dynamics desenvolveu um software de análise de desempenho utilizado para aconselhar os clientes.

“O nosso objetivo é tornar a DB Schenker no fornecedor líder de soluções de transporte limpo. Para conseguir isso, já não nos concentramos apenas na quilometragem final, mas agora também no linehaul traffic. O teste com a Trailer Dynamics mostra que o eTrailer pode ser componente importante neste sentido. Estamos impressionados com a facilidade de utilização do sistema eTrailer no dia a dia”, afirma Wolfgang Janda, diretor de operações de sistemas da DB Schenker Europa.

Por sua vez, Abdullah Jaber, CEO da Trailer Dynamics, refere que “os resultados impressionantes e o desempenho bem-sucedido dos modelos de simulação digital da Trailer Dynamics relativamente à potencial redução do consumo de diesel pela unidade de tração, e o consumo de energia do nosso eTrailer num verdadeiro teste de campo em parceria com a DB Schenker, confirmam, mais uma vez, a importância da tecnologia eTrailer para a descarbonização do setor do transporte terrestre”.