De acordo com a Associação dos Portos de Portugal (APP), foi realizada no terminal portuário de Palença, localizado em Almada e concedido à Sovena Oilseeds, uma descarga de 70 mil toneladas de grãos de soja, estabelecendo-se como uma das maiores operações já efetuadas no Porto de Lisboa. 

Este feito destaca a importância estratégica do terminal, em particular a sua capacidade de receber navios de grande porte para atender às demandas da indústria transformadora e do setor agroalimentar nacional.

Situado na margem esquerda do rio Tejo, no concelho de Almada, o terminal de Palença movimenta anualmente mais de 1 milhão de toneladas de grãos alimentares destinados à produção de rações animais, óleos e biodiesel. É responsável por mais de 70% do transporte marítimo de produtos agroalimentares no país, tornando-se, assim, uma infraestrutura crítica para esse subsetor.

Esta importância acentua-se especialmente no contexto atual de incertezas em relação à revalidação do acordo de cereais entre a Ucrânia e a Rússia, que viabiliza a exportação de cereais provenientes da Ucrânia por via marítima. A pressão adicional causada por essa situação aumenta a sensibilidade das cadeias logísticas, ressaltando ainda mais a relevância das operações agroalimentares realizadas no Porto de Lisboa.