Os profissionais de procurement têm que dar mais “brilho” à sua abordagem estratégica e tornar-se “influenciadores” na empresa, pelo menos assim indica o relatório CPO 2023, realizado pela Proxima.

Os desafios suscitados pela pandemia, pelo conflito Rússia/Ucrânia e consequente crise energética alteraram os cenários globais e também as competências necessárias para prosperar nas compras e no procurement. No relatório, a Proxima explica que como resultado dos macrodesafios enfrentados pelas empresas, os CPO precisam de ser “ainda mais críticos”, isto segundo a opinião dos CPO de empresas líderes como Amazon Fresh, Tyson Foods e Woolworths Group.

“Devem navegar nas suas empresas no meio desta turbulência de forma eficaz, ao mesmo tempo que respondem à inflação e à necessidade de disciplina de controlo de custos. Essa combinação torna crucial que os CPO assumam um papel mais estratégico ao abordar as tendências plurianuais e mais seculares, que moldam a década seguinte.

Este foi o conselho que os CPO deixam para quem quer um profissional de procurement de sucesso em 2023:

1. Ser um solucionador de problemas

Rob Turner, ex-diretor de compras da Amazon Fresh, argumentou que os profissionais de compras devem atuar como solucionadores de problemas de negócios, e os CPO, em particular, precisam identificar e desenvolver essas habilidades nas suas equipas.

“O desafio é que estamos a assistir a uma procura de talentos de alto calibre e a uma falta de oferta. Construir uma equipa de procurement no próximo ano significa olhar para além dos anos na indústria e identificar pessoas capazes de promover fortes relações internas, olhar para além de um plano de categoria e construir fortes relações comerciais. Desde a conceção até à entrega, trata-se de saber como as pessoas podem trabalhar em toda a empresa para identificar problemas comerciais e efetuar mudanças.”

Acrescentou ainda: “Os líderes de compras têm de se concentrar na criação de uma cultura que permita que as pessoas aceitem a sua visão e o que pretende alcançar. Se isto for feito de forma eficaz, terá uma equipa com a confiança e a liberdade necessárias para ir em frente e fazer o que for preciso para a empresa.”

 

2. Dar “brilho” e influenciar

“O aprovisionamento evoluiu. Quando comecei a trabalhar na área das compras, era muito diferente do que é atualmente”, afirmou Kaustubh Wadekar, antigo diretor de compras do grupo Singtel. Os profissionais de compras tendem a ter um “temperamento direto”, afirmou.

Não são vendedores – e têm tendência para se cingirem aos factos, sem acrescentar qualquer “brilho” às suas realizações. Muitas vezes, nas organizações, outras funções dão mais ‘brilho’ ao que alcançaram e ao que fazem. Dão um toque muito diferente às suas realizações e à celebração dos seus sucessos – vão a festas e jantares depois de fecharem um negócio. “Normalmente, as compras não fazem isso, mas a realidade é que  fazem muitos negócios quase diariamente, dada a quantidade de atividades de compra que ocorrem numa organização. Por isso, penso que é importante que os CPO e as equipas de compras pensem e atuem como influenciadores e como vendedores, melhorando continuamente a experiência de compras para a empresa.”

 

3. Não fique na sua concha

O vice-presidente senior de compras da Tyson Foods, Russ Stewart, disse que os profissionais de compras que continuarem focados nos gastos serão vistos como “transacionais” e serão “deixados para trás”.

Em vez disso, no seu entender, os CPO devem ser “transformacionais” e “devem assumir-se como parceiros comerciais para oferecer vantagens competitivas”.

Stewart acrescentou ainda que “o procurement consiste em trazer as melhores ideias do exterior para o interior, descobrir abordagens únicas e aplicá-las para efetuar mudanças reais em toda a empresa. Os líderes empresariais corajosos, que estão dispostos a correr riscos, acabarão por desbloquear o valor mais significativo para a sua organização em 2023.”

 

4. Não veja as relações como transação

Melisa Salo, diretora de compras da Walgreens Boots Alliance, afirmou: “As relações vão ser realmente importantes em 2023. Quando falo de relações para as compras, estou a pensar na forma como trabalhamos com as nossas partes interessadas, os nossos fornecedores, e uns com os outros, para otimizar o valor que podemos oferecer. Se tratarmos qualquer um destes grupos como uma ‘transação’, ficaremos aquém do que poderia ser alcançado.”

E acrescentou: “Muitos CPO enfrentarão desafios semelhantes, e garantir que as relações sejam progressivas, produtivas e baseadas num objetivo comum será essencial para o sucesso.”

 

5. Falar a língua que a empresa fala

Phil McDonald, GM de compras do Woolworths Group, afirmou que estes profissionais podem muitas vezes falar numa linguagem que faz sentido para os profissionais de aquisições, mas pouco sentido para o resto da empresa.

“Descubra como é que o resto da empresa fala e adote a sua linguagem para evitar aumentar a complexidade e a impressão de que o procurement está a trabalhar num silo”, afirmou McDonald. “Se conseguir simplificar o seu mundo a partir da perspetiva da empresa, não precisará de traduzir muito do excelente trabalho que o departamento de compras faz – e isso irá repercutir-se imediatamente na empresa.”