A Cargofive anunciou que fechou uma ronda de investimento Seed no valor de 1,8 milhões de euros, que vai servir para a startup melhorar o seu produto e expandir as suas operações na Europa. A tecnológica está a revolucionar o setor, ao disponibilizar aos transitários tecnologia avançada, para que possam encontrar as melhores rotas, preços e ainda enviar cotações aos clientes em apenas alguns cliques. É a aposta na transformação digital dos agentes de carga.

O financiamento foi liderado pela Lince Capital e Shilling Capital Partners, duas sociedades de capital de risco portuguesas, tendo contado também com a participação de investidores individuais e fundos da União Europeia (PRR) como parte do projeto Nexus.

Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital, salienta que “o transporte marítimo de mercadorias é atualmente responsável por cerca de 90% do volume total de circulação de mercadorias em todo o mundo”, mas que o setor “ainda opera de forma muito tradicional e ineficiente”. O responsável esclarece o motivo do investimento: “A digitalização desta indústria é essencial para a economia global e a Cargofive está muito bem posicionada para beneficiar deste movimento”.

A startup nacional desenvolveu uma plataforma direcionada para transitários marítimos (entidade responsável pelo transporte de carga desde o fornecedor até ao cliente) que permite comparar preços e vender capacidades de contentores em tempo real, de forma transparente e 100% online. Outras vantagens da Cargofive incluem a otimização do processo e a redução de custos e ineficiências. A startup, que foi fundada em 2018, já trabalhou com cerca de 100 clientes em mais de 10 países e Sebastian Cazajus, CEO e co-fundador da Cargofive, explica que o valor agora conseguido vai também servir para “continuar a inovar e duplicar o tamanho da equipa”.