O grupo francês especializado na concepção e fabrico de peças automóveis, Bontaz, chegou a Portugal e irá instalar-se no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, onde se encontra a terminar um novo centro de I&D de 11.950m2, que estará pronto até ao final do mês. Prevê-se ainda que haja mais duas fases de expansão da multinacional em Portugal (unidades de usinagem e de torneamento mecânico) no terreno que totaliza 73.140m2, e a acontecer, a empresa estima que possam fazer subir o número de aceitação de candidaturas de 100 para 800 pessoas.
O complexo terá como finalidade principal a criação e o desenvolvimento de linhas de produção mais eficientes e que contribuam para a alta qualidade de fabricação, bem como dos próprios produtos. A construção começou há um ano e teve como principais preocupações a poupança de recursos e a eficiência energética.
A obra coube à empresa especializada em Design & Build de edifícios industriais, Garcia Garcia, que vem deste modo contribuir para esta expansão das empresas do sector automóvel que se tem vindo a notar nesta região, e que irá contribuir para que o concelho aumente o seu contributo para a exportação nacional, como manifestado pelo Presidente da Câmara há poucos dias.
Também a cargo desta empresa, e localizados no mesmo local, encontram-se outras empresas do ramo automóvel, a Steep Plastique e a Eurostyle Systems, outros dois grandes contributos franceses para Portugal, e a BorgWarner, grupo americano do sector.