A IPP, empresa integrante do Grupo Faber, conquistou mais uma vez a certificação Clean CO2, em reconhecimento do seu investimento em projetos de compensação de emissões de carbono. Esta conquista reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de cadeias de abastecimento mais sustentáveis. 

Tanto a IPP quanto o Grupo Faber têm a sustentabilidade como um valor fundamental nas suas atividades, o que é evidenciado pelo seu lema “Carrying Impact”. Seguindo a estratégia de sustentabilidade adotada pelo Grupo Faber, a IPP está empenhada em implementar um plano de ação que visa reduzir a pegada de carbono das suas operações diárias.

Quando a eliminação direta das emissões não é possível, a empresa opta por compensá-las através do financiamento de projetos certificados de energia verde, como os desenvolvidos pela Clean CO2. No ano passado, a IPP colaborou no projeto Peralta I Wind Power Project, promovido pela Clean CO2, no Uruguai. Esse empreendimento consistiu na construção de um parque eólico localizado a 280 km ao norte de Montevidéu, com o objetivo de gerar eletricidade renovável através do vento para abastecer o mercado nacional uruguaio. Graças a essa iniciativa, a pegada de carbono da empresa ao longo do ano de 2022 passou a ser “Net Zero”, recebendo assim a cobiçada certificação Clean CO2 de compensação de emissões.

A obtenção desta certificação comprova que todas as paletes da IPP que chegam às suas instalações possuem uma pegada de carbono “Net Zero”. Além disso, a IPP aderiu ao programa Lean & Green na Espanha, onde os seus esforços contínuos foram recompensados com uma classificação de 3 estrelas, atestando a redução consistente das suas emissões. Ainda no mesmo ano, a IPP Europa decidiu participar do programa Lean & Green Europa, alcançando, ao final do ano, a atribuição de 2 estrelas.

Vale a pena ressaltar que a IPP converteu três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em objetivos próprios, de forma a “gerar maior impacto nas áreas onde a IPP e as restantes empresas do grupo podem contribuir positivamente: produção e consumo responsável, ação climática e parcerias para atingir os objetivos. Toda a inovação e o progresso contínuo da IPP estão centrados na procura de modelos de negócio que promovam a circularidade e que permitam cuidar do planeta, das pessoas e da sociedade”, afirmou a empresa, em comunicado.