Durante a terceira reunião do Diálogo Económico de Alto Nível, realizada entre a União Europeia e o Japão a 27 de junho, as duas partes finalizaram os Princípios do Comércio Digital UE-Japão, um programa que será da maior importância para o comércio bilateral e o investimento entre ambas as partes.
De acordo com a Comissão Europeia, os princípios estabelecem um entendimento comum das principais questões relacionadas com o comércio digital, bem como um compromisso conjunto do Japão e da UE no sentido de criar uma economia digital aberta, livre de barreiras comerciais internacionais “injustificadas”. Os princípios do comércio digital abrangem temas como a confiança dos consumidores, a confiança das empresas, a governação dos dados e a facilitação do comércio digital.
O diálogo confirmou igualmente que as duas partes continuarão a aplicar as sanções atuais e futuras contra a Rússia, para limitar as capacidades comerciais do país. Além disso, ambas as partes concordaram que precisavam de construir cadeias de abastecimento resilientes como forma de diversificar as suas práticas de abastecimento. Debateram também a cooperação reforçada no âmbito da Iniciativa de Declaração Conjunta sobre comércio eletrónico e comércio digital, com ênfase na conclusão das negociações sobre o fluxo de dados até ao outono de 2023, o que permitirá ao Japão e à UE implementar regras comerciais modernas “adequadas à era digital”.
“No Diálogo Económico de Alto Nível de hoje, reforçámos ainda mais a nossa parceria com o Japão, com quem partilhamos valores e objetivos estratégicos. Acordámos em continuar a coordenar a segurança económica, a resiliência da cadeia de abastecimento e a reforma da OMC”, afirmou Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo e comissário para o Comércio na Europa.
“Concluímos os Princípios do Comércio Digital UE-Japão e avançámos nas negociações sobre os fluxos de dados. Chegar a um acordo nestes domínios beneficiará as empresas de ambas as partes e colocar-nos-á na vanguarda da economia digital. Em suma, podemos afirmar com confiança que as relações entre a UE e o Japão estão mais fortes do que nunca, o que é extremamente importante neste período de incerteza geopolítica.”, acrescentou o comissário.