Após ter passado por empresas como Grupo Volkswagen, Schnnellecke Logistics ou Continental Mabor, João Saldanha aceitou o desafio da Gourmet World Food para desempenhar o cargo de responsável de logística.

Esta é a segunda experiência profissional de João Saldanha na área da logística do retalho alimentar, uma vez que trabalhou durante uma temporada na Queijos Santiago enquanto diretor de logística.

A Gourmet World Food é uma empresa especializada na distribuição de produtos alimentares italianos, bem como na produção de produtos de charcutaria portuguesa destinados ao canal Horeca. Opera no mercado português e detém um centro logístico no Porto, em Lisboa, no Algarve e na Madeira, e duas unidades de produção em Lisboa.

“O desafio que tenho pela frente tem como objetivos principais a melhoria do desempenho geral da operação, e do nível qualitativo de serviço prestado em particular”, indica o novo responsável de logística.

Tendo em conta que os clientes finais da Gourmet World Food pertencem ao canal Horeca, existem “significativas flutuações de volumes de vendas”, sendo por isso necessário ter “uma alta flexibilidade de ajustamento aos status momentâneos”. Além disso, as constantes atualizações das necessidades do mercado, exigem uma “rigorosa” gestão de espaços disponíveis para armazenagem, preparação e expedição de encomendas, sejam elas de ambientes frios, secos ou congelados, como aponta o responsável.

“A possibilidade que os nossos clientes têm de realizar encomendas online revela que a empresa possui uma visão atualizada das necessidades e das exigências do mercado global”, assume João Saldanha. Tecnologicamente falando, acompanham “as evoluções existentes no que diz respeito a sistemas de informação ou a equipamentos. Toda a nossa operação é gerida por sistemas informáticos robustos e que respondem às necessidades atuais”.

Para o futuro, o atual responsável de logística pretende “continuar a crescer e a acompanhar as exigências do mercado, bem como manter uma equipa robusta, fidelizada e motivada”.