A TJA revelou que passou a utilizar nos seus veículos a tecnologia QuickScan, da Michelin, tornando-se assim na primeira transportadora nacional a dar este passo.

Segundo revela a TJA, esta tecnologia, patenteada pela Michelin, permite que de uma forma perfeitamente automática e em todos os veículos, se consiga aferir o real estado dos pneus.

O sistema tem um algoritmo que trata os dados de cada pneu e de cada veículo para aferir preventivamente o desgaste dos pneus, ou seja, não só diz qual o nível de desgaste, como prevê qual o desgaste que ocorrerá dentro de x quilómetros, num algoritmo que é sempre otimizado de cada vez que o veículo passa no Quickscan.

Para a Michelin, o recurso a esta tecnologia é importante pois permite-lhe, sem alocar recursos, gerir melhor as manutenções, otimizando os serviços, graças aos dados recolhidos pelo Quickscan, bem como conhecer melhor as frotas e consumos de pneumáticos de cada cliente, cada veículo (base de dados e conhecimento) para negociação contratual de manutenção.

Já para a TJA, como revela a transportadora, “o que se pretende com a correlação de desgaste/Km é garantir sempre o bom estado de todos os pneus da frota durante toda a sua vida útil, contribuindo para a segurança dos nossos motoristas e da carga que os nossos clientes nos confiam”.

Por outro lado, a transportadora acredita que esta tecnologia poderá contribuir para identificar “problemas que não são detetáveis pelos métodos atuais, sinalizando em tempo real o problema, permitindo uma intervenção preventiva atempada, melhorando os tempos de paragem dos veículos coordenados com outras intervenções de manutenção”.

Para a TJA esta é uma forma de “reduzir o número de incidências nas estradas, com intervenções de emergência fora das nossas bases, evitando assim possíveis acidentes”.