A empresa Tecnibite e a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) decidiram unir esforços e dar início a uma colaboração no âmbito da Licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística, lecionada na referida instituição de ensino.
A parceria prevê o desenvolvimento das mais variadas iniciativas, entre as quais a criação de uma unidade no Laboratório de Logística da ESCE-IPVC e a formação contínua na utilização do WMS XLOG, ferramenta desenvolvida pela Tecnibite.
“Esta parceria é de extrema importância para a nossa Instituição, já que vai permitir aos nossos alunos, sobretudo da área da Logística, utilizar ferramentas digitais e adquirir competências essenciais e fundamentais que depois podem aplicar na sua vida profissional”, diz Luís Barreto, diretor da ESCE-IPVC. “Com a parceria ficam assim disponíveis um conjunto de recursos que possibilitam a aplicação prática, em ambiente controlado, de todos os saberes e conhecimento adquirido no desenvolvimento das atividades letivas enquadradas na área da Logística, potenciando a aquisição de competências e habilidades essenciais no desenvolvimento técnico e científico dos alunos.”
Focada na educação e no futuro da Logística, a parceria pretende investir na preparação de profissionais qualificados, procurando oferecer uma base sólida de conhecimento e de capacidades práticas específicas aos alunos da ESCE-IPVC. “Os recursos disponibilizados pela parceria permitem melhorar o desenvolvimento das atividades práticas, criando condições para a validação das competências teóricas através da experimentação e aplicabilidade dos conceitos e criando condições aos alunos para potenciarem o pensamento crítico, a criatividade, a gestão do tempo, a capacidade de decisão e de trabalhar sobre pressão”, refere Luís Barreto.
“O domínio das novas tecnologias é indispensável para qualquer profissional, pelo que partilhar o conhecimento e o sistema XLOG com aqueles que serão o futuro da Distribuição e da Logística em Portugal é extremamente importante. O futuro está na tecnologia mas, acima de tudo, está nas pessoas e na sua formação.”, afirmou Marco Andrade, diretor comercial da Tecnibite.