A Linde criou uma câmara inteligente que distingue pessoas de objetos, em tempo real, e utiliza um sistema de aviso para evitar colisões entre os empilhadores e peões em armazéns e zonas de produção.
As funcionalidades desta solução foram desenvolvidas através de inteligência artificial. Se a câmara detetar uma pessoa, o condutor é alertado para o potencial perigo através de um sinal sonoro ou do ecrã do equipamento. Além disso, pode ainda ser acionada uma redução automática da velocidade de condução para minimizar os riscos de acidente.
A zona de deteção de peões na câmara, configurável individualmente, abrange até 12 metros e pode ser dividida em duas zonas de aviso. Se a pessoa se encontrar mais afastada a velocidade do veículo é maior do que se se encontrar na zona mais próxima.
Na última geração de empilhadores contrapesados, as imagens da câmara são apresentadas no ecrã de 7” opcional, tanto em modo de ecrã completo, como em ecrã dividido. Com estes modelos, a câmara está totalmente integrada na arquitetura do empilhador. Esta solução está a ser implementada na gama de sistemas de assistência de segurança da Linde MH.
“A questão da segurança no trabalho desempenha atualmente. Um papel proeminente na grande maioria das empresas, e com todo o fundamento. Uma e outra vez, os acidentes que envolvem empilhadores resultam em ferimentos graves, e alguns são fatais. Com o nosso conceito ‘Vision Zero’, estabelecemos o objetivo de evitar completamente os acidentes no fluxo interno de materiais – especialmente aqueles em que as pessoas ficam feridas”, indica Fabian Zimmermann, product manager safety solutions da Linde MH.