Os fabricantes Mondelēz International e Amcor uniram-se para construir na Austrália uma economia circular para as embalagens de produtos snack utilizando a tecnologia Cat-HTR.

A empresa de embalagens Amcor e a Mondelēz International investiram na empresa australiana de tecnologia de reciclagem avançada Licella. Os investimentos apoiarão a construção de uma instalação de reciclagem avançada em Victoria, Austrália, que terá uma capacidade inicial de processamento de 20.000 toneladas de plásticos em fim de vida.

Denominada “Advanced Recycling Victoria”, a fábrica irá utilizar o Reator Hidrotermal Catalítico da Licella, que utiliza tecnologia avançada de liquefação hidrotérmica. Ao utilizar água aquecida e pressurizada, a tecnologia converte o plástico em fim de vida num substituto do petróleo bruto.

Inicialmente, a nova instalação terá uma capacidade de processamento de 20.000 toneladas (t) de plásticos em fim de vida por ano. A empresa planeia aumentar esta capacidade para 120.000 toneladas anuais no futuro.

O investimento permitirá à Amcor dar resposta à procura crescente de conteúdo reciclado na região e acelerar o seu objetivo de atingir 30% de conteúdo reciclado em toda a sua carteira até 2030. Frank Lehmann, vice-presidente da Amcor para Corporate Venturing e Open Innovation, afirmou: “A Amcor está continuamente a procurar oportunidades para investir em novas tecnologias que trarão benefícios a longo prazo para os nossos clientes, consumidores e para o planeta. Reconhecemos que nossos produtos podem desempenhar um papel vital na economia circular, e parcerias como esta aumentam a nossa capacidade de fornecer soluções inovadoras a clientes como a Mondelēz International.”

O investimento fornecerá à Mondelēz International acesso a material reciclado no local para responder às suas necessidades de embalagens de plástico macio no país. A marca de alimentos tem como objetivo remover embalagens desnecessárias e simplificar os materiais de embalagem que utiliza nas suas operações.

Christine Montenegro McGrat, vice-presidente sénior e diretora de impacto global e sustentabilidade da Mondelēz International, afirmou: “Este investimento reúne várias partes interessadas na cadeia de abastecimento para dimensionar a infraestrutura e a tecnologia necessárias para ajudar a criar um futuro mais sustentável para os plásticos e faz parte do nosso foco de longo prazo em trabalhar em direção ao nosso objetivo de desperdício líquido zero de embalagens, apoiando economias circulares.”

A Mondelēz International é conhecida pelos seus snacks e gamas de bolachas: a Belvita é a bolacha de pequeno-almoço mais popular do mundo, enquanto a Oreo é a bolacha número um. Comercializada pela primeira vez em 1912, a Oreo tornou-se a bolacha tipo sanduíche mais vendida do mundo. Os fabricantes de bolachas demoram duas horas a confecionar uma Oreo e a quantidade total de Oreos confeccionadas num ano poderia dar cinco voltas à Terra.

Já a Amcor foi fundada em 1864, está sediada em Zurique, na Suíça e o objetivo da empresa é tornar as embalagens leves, recicláveis e reutilizáveis.