A fábrica da Continental Mabor em Famalicão tem a aprovação da gigante alemã para construir um novo armazém, através de um investimento de 60 milhões de euros, que irá permitir o carregamento automático de pneus em verde, dentro das prensas de vulcanização, adianta Pedro Carreira, CEO da empresa ao ECO.

O empreendimento, que terá mais de 4.000 metros quadrados e 26 metros de altura, será “um grande projeto de automação e o maior projeto que estamos a fazer de um só passo”, afirma o responsável.

Explica ainda as transformações que serão feitas e o que pretendem atingir. Atualmente, o processo de carga do pneu é realizado por um operador que, de uma fase para a outra, recolhe o pneu que vem da construção e coloca-o dentro da prensa. “E o que estamos a fazer é construir um armazém gigante de pneus que não estão vulcanizados, para que depois o armazém decida, máquina a máquina, para onde o vai mandar, garantindo que consigo abastecer de forma bastante eficiente todas as prensas de vulcanização e baixar os stocks”.

Desde que adquiriu a Mabor, a Continental calcula já ter investido um total de 1,3 mil milhões de euros nesta fábrica onde, anualmente, são produzidos mais de 18 milhões de pneus.

A unidade industrial está a concentrar esforços nos pneus de alta gama, nos quais estão incluídos produtos desenvolvidos especificamente para carros elétricos, com requisitos diferentes. Além de fornecer a norte-americana Tesla, exporta para mais de 70 mercados europeus para marcas que lançaram modelos elétricos e híbridos.

O novo armazém está previsto entrar em funcionamento em meados de 2024.

Foto: ECO