A Aliados Consulting está a desenvolver, em Portugal, o projeto Eco Compras, que visa implementar um processo de compras públicas sustentável e circular, facilitando e priorizando as oportunidades de sustentabilidade no modelo de contratação pública.

O projeto, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, dá resposta à Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas – ECO360, capacitando chefias e colaboradores da Administração Pública para tornar o setor público mais sustentável, através das compras.

Uma das medidas do ECO360 visa que, até 2025, 50% das entidades da Administração Pública e setor empresarial do estado, têm de ter adotados critérios ambientais, e até 2030, esta implementação deverá chegar aos 95%. Nesta altura, a totalidade das entidades devem já incluir um plano de integração de critérios ambientais nas suas estratégias de compras.

O projeto Eco Compras, além de capacitar a Administração Pública para comprais mais sustentáveis, apoia também as empresas na conquista de contratos públicos associados a novas exigências de sustentabilidade, contribuindo para o cumprimento de metas nos prazos previstos pela legislação aplicada.

“Com o Eco Compras pretendemos capacitar as organizações que praticam contratação pública, nomeadamente autarquias, agências ou empresas públicas, instituições de ensino superior, entre outras, para que adotem de forma inteligente e competitiva critérios de ecologias nas suas compras, melhorando o seu desempenho em sustentabilidade”, afirma Tiago Ferreira, diretor-executivo da Aliados Consulting.

Neste momento, a realidade do setor está a ser avaliada através da implementação de um questionário sobre as compras públicas ecológicas para o mapeamento das reais necessidades, desafios e oportunidades à implementação de critérios ecológicos na contratação pública.

Assim, estão a ser preparados conteúdos formativos de acompanhamento da capacitação, está a ser desenvolvido um mapeamento de boas práticas na área das políticas de sustentabilidade, conteúdos didáticos sobre a temática de acompanhamento de processos, e está ainda a ser criada a plataforma de formação e capacitação para as compras públicas sustentáveis.