Jaime Faria conta com uma longa carreira na área das compras e logística. Durante 10 anos desempenhou o cargo de procurement & logistics senior manager numa empresa de comércio internacional, e nos últimos seis anos trabalhou num grupo hoteleiro português enquanto head of procurement & logistics. Agora aceitou um novo desafio profissional enquanto purchase manager do Hotel Corinthia Lisboa.

A seu cargo tem a responsabilidade de assegurar o procurement, a negociação e relação com fornecedores, nomeadamente na área de alimentos, bebidas e alojamento. Ainda que se mantenha na mesma área, a operação hoteleira “de luxo” tem inerente alguns desafios, tais como a capacidade de planeamento, a antecipação e mitigação de falhas.

“Verifica-se em termos operacionais uma mudança de paradigma, visto que, anteriormente, o tempo de planeamento da consulta, compra e logística inerente à exportação para os PALOP era relativamente longo e muito ajustado ao calendário das datas de saída dos navios”, confessa Jaime Faria, “os tempos de trânsito, que variavam entre 10 dias e cinco semanas, passaram a um paradigma de quase ‘just in time’, onde o pedido, consulta, compra e entrega correspondem a períodos, às vezes, inferiores a 24 horas”.

Considerando o cliente final, há ainda o desafio constante de “poder servir de forma eficiente as solicitações da operação, mantendo sempre os altos padrões de qualidade dos produtos apresentados e não comprometendo os rácios operacionais”, afirma.

Jaime Faria espera contribuir positivamente para a melhoria dos processos e práticas de negociação e sourcing para que “a visão estratégica de crescimento do grupo Corinthia, a nível global, seja atingida de forma eficiente, sustentável e ética”.