No dia 25 de setembro foi publicado no Diário da República o anúncio de procedimento relativo ao Concurso Público para a Concessão do Porto Comercial da Sardoura. O procedimento foi publicado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e visa a concessão do serviço público de exploração deste porto por um período de 30 anos.

A APDL aponta que “esta infraestrutura portuária possui fortes valências para a movimentação de cargas, incluindo um terrapleno e plataforma de carga com cerca de 3 hectares, com boas acessibilidades rodoviárias e inserida numa região em desenvolvimento”.

Através desta concessão, a APDL pretende investir na movimentação de cargas na Via Navegável do Douro (VND), incentivando a atividade intermodal no transporte de mercadorias pelas vias rodoviária e fluvial, contribuindo para o crescimento da atividade económica da região e restantes benefícios sociais e ambientais associados a este tipo de movimentação.

A Via Navegável do Douro tem uma extensão fluvial de 208km, entre a barra do Douro (início no Oceano Atlântico) e o local transfronteiriço de Barca D’Alva e Veja Terrón (porto espanhol), com um desnível de 125m vencido por cinco eclusas de navegação (desnível entre 13 a 35m). Esta é a única via navegável nacional que integra a Rede Transeuropeia de Transportes. Ao nível da navegação, a atividade fluvial da VND envolve a marítimo-turística, transporte de mercadorias e pesca, bem como outras componentes de recreio e lazer.

O Processo de Concurso está disponível em formato digital através da plataforma da Vortal, tendo de se registar na plataforma para aceder ao concurso, ou na sede da APDL durante os dias úteis das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, até ao término do concurso, dia 25 de outubro de 2023. As propostas deverão ser entregues em formato digital através da plataforma da Vortal.

Esta já é a terceira tentativa da administração de concessionar o porto. Ao ECO, fonte da APDL revela que o primeiro concurso não teve candidatos, e que no segundo, os candidatos não cumpriam os requisitos obrigatórios.

Para informações mais detalhadas sobre a Via Navegável do Douro poderá aceder ao site da APDL.