A DPD Portugal acaba de lançar um novo serviço de entrega de produtos frescos em temperatura controlada: o DPD Fresh. O serviço está operacional em todo o território continental já a partir deste mês de outubro, e tem a vertente B2B e B2C, destinando-se a produtores ou grossistas, e ao consumidor final.

Em comunicado, a DPD Portugal indica que a nova aposta vem “dar resposta, por um lado, à crescente procura dos consumidores por entregas ao domicílio dos seus produtos alimentares preferidos e, por outro, às necessidades de melhorar a supply chain entre os produtores e armazenistas e os retalhistas deste tipo de produtos”.

Assim, os produtos, que devem ter peso e dimensões máximo de 31.5kg, e 68cm x 54cm x 40cm, são então transportados em ambiente de temperatura controlada, até à manhã do dia seguinte à expedição da encomenda, durante seis dias por semana. A frota está adaptada à especificidade do serviço, e será aumentada até ao final do mês.

Uma das características-chave para o bom desempenho do serviço, apontadas pela DPD Portugal é a sua infraestrutura, ou seja, as plataformas logísticas que têm distribuídas pelo país, adaptados para assegurar a cadeia de frio através da instalação de câmaras frigoríficas.

Américo Mendes, diretor-geral business da DPD Portugal, durante o lançamento do serviço, referiu que uma das suas especificidades, direcionada apenas ao mercado português, é o facto de providenciar o registo da temperatura no ato da entrega, na vertente B2B. “Não queríamos lançar ao mercado um serviço que não fosse diferenciador”, salientou. Quando se destina ao consumidor final, este terá que solicitar essa informação, mas terá acesso à mesma em tempo-real sobre a sua encomenda, bem como a janela horária da entrega e opções de redireccionamento até à data de validade dos produtos.

Caso não seja possível entregar o produto diretamente ao destinatário, não haverá uma interrupção na cadeia de frio. A encomenda regressa ao armazém refrigerado e se, por acaso, o produto não estiver acondicionado à temperatura requerida, já não será entregue por não reunir as condições de segurança. Não serão utilizadas as redes pick-up como já é habitual nas entregas da DPD Portugal.

As embalagens são aprovadas pelo departamento de segurança e existe um cuidado no manuseamento das mesmas. Este serviço já está operacional noutros países da Europa, como Espanha (SEUR Frio), França (Chronofresh), Bélgica, Luxemburgo, Itália e Lituânia (DPD Fresh).

“Procuramos, uma vez mais, dar resposta às necessidades dos nossos clientes, pelo que não poderíamos deixar de trazer para o mercado português um serviço tão relevante como o DPD Fresh, uma solução profissional que cumpre com todos os requisitos legais e adota as melhores práticas nacionais e internacionais para oferecer um serviço único em Portugal para o transporte de produtos frescos”, afirma Olivier Establet, CEO da DPD Portugal. Acrescenta ainda que “é nossa convicção que o lançamento da DPD Fresh para os produtos frescos só é comparável ao que aconteceu há 30 anos com o transporte expresso de encomendas não alimentares, que veio trazer um nível de serviço diferenciado com o das soluções disponíveis, que se limitavam na altura à frota própria ou a uma transportadora mais tradicional com prazos de entrega mais dilatados”.