A Medway recebeu em Espanha o Eco-Incentivo 2022, devido ao seu compromisso com o transporte ferroviário sustentável. A empresa junta-se agora à estratégia “MERCANCÍAS 30”, que visa reforçar o transporte ferroviário de mercadorias enquanto eixo de apoio das cadeias logísticas multimodais, com uma dupla perspetiva de recuperação económica pós pandemia e foco na descarbonização e sustentabilidade dos transportes.

 

“Estamos muito gratos por receber o Eco-Incentivo 2022 como um reconhecimento do nosso compromisso com o transporte ferroviário sustentável. Na Medway estamos totalmente alinhados com a estratégia “MERCANCÍAS 30” e focados em aumentar a quota do sector ferroviário no transporte de mercadorias. Acreditamos que este eco-Incentivo vai ajudar-nos a continuar a impulsionar iniciativas ambientais e a contribuir para o objetivo de tornar a logística um setor mais sustentável. Queremos agradecer ao Secretário dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (MITMA) e a todas as partes envolvidas pelo seu apoio neste processo”, comenta Carlos Vasconcelos, presidente do conselho de administração da Medway.

Este apoio enquadra-se no primeiro convite à apresentação de subvenções do programa de eco-incentivos para o impulso do transporte ferroviário de mercadorias, baseado no mérito ambiental e socioeconómico e é parte do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR) financiado pela União Europeia através do programa Next Generation EU.

O secretário dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana em Espanha (MITMA), David Lucas Parrón, anunciou no passado dia 12 de setembro as empresas beneficiárias dos eco-incentivos, onde incluiu a Medway. Este anúncio foi posteriormente publicado no Boletín Oficial del Estado (BOE). Após esta publicação, e uma vez cumpridos os prazos para a apresentação das observações, será publicada a decisão final sobre a concessão de incentivos ambientais.

Segundo a transportadora ferroviária, esta aprovação reflete “o forte empenho da Medway no transporte de mercadorias sustentável e a sua contribuição para os objetivos estabelecidos na “Estratégia MERCANCÍAS 30” e o compromisso de continuar a desenvolver iniciativas ambientais que contribuam para a sustentabilidade do sector logístico.