De 9 a 11 de outubro, Viena acolheu o SAP Spend Connect Live 2023, palco privilegiado para revelar as muitas inovações em matéria de procurement que vão lançar nos próximos meses, como é o caso da nova Spend Control Tower. Mas o que é e como irá ajudar os profissionais de compras? É o que lhe propomos descortinar.
A solução inclui recursos avançados de IA e a capacidade de ver todas as áreas de despesas para ajudar os clientes a descobrir oportunidades de economia de custos e encontrar melhorias no processo. As novas capacidades estarão disponíveis a partir do primeiro trimestre de 2024.
Os novos dashboards das soluções SAP Ariba Sourcing e SAP Ariba Buying também oferecem aos clientes informações quase em tempo real nos principais fluxos de trabalho dos processos, facilitando a tomada de decisões informadas por parte dos profissionais de compras.
Durante o último ano, Muhammad Alam, presidente e diretor de produto da SAP Intelligent Spend and Business Network, e a sua equipa, têm falado com os clientes da SAP, compreendendo os seus desafios de gestão de despesas e concebendo soluções para os resolver, onde se inclui todo o burburinho entretanto gerado em torno da inteligência artificial (IA) para assim conseguir separar o que é “moda” da “verdadeira promessa”. “Nas centenas de conversas que tive com clientes no último ano, o pedido número 1 que recebo deles é a capacidade de ver e analisar as despesas em todas as categorias”, disse Alam. “E por “despesas” quero dizer mais do que apenas os dados financeiros. Hoje em dia, as despesas também significam o impacto das emissões de carbono em todas as categorias.”
Segundo a gigante tecnológica, a SAP Spend Control Tower oferece recursos de IA e a capacidade de ver todas as despesas – nas soluções ERP em nuvem da SAP, nas soluções SAP Ariba, SAP Fieldglass, SAP Concur e SAP Business Network – para ajudar a descobrir oportunidades de economia de custos e melhorias de processo, já a partir do primeiro trimestre de 2024. Alam disse também estar “entusiasmado com a IA que impulsiona os relatórios de emissões de carbono de âmbito 3 no SAP Spend Control Tower”.
Todos os dados de despesas são racionalizados num modelo de dados unificado como parte do data lake da próxima geração, a plataforma de dados do fornecedor. Com três anos de existência, é a espinha dorsal de toda a analítica de despesas da SAP. Para além de alimentar a SAP Spend Control Tower, também permite insights de despesas incorporados nas aplicações e potencia as inovações de IA generativa.
Em termos de procurement foram muitas as novidades a partilhar e incluíram, durante os três dias, demonstrações do SAP Ariba Category Management; a capacidade de compra 360; e Joule, o copiloto de IA incorporado no SAP Ariba Sourcing. Durante o SAP Spend Connect Live houve ainda tempo para espreitar o futuro da gestão de fornecedores – uma funcionalidade a que a SAP se refere como “o novo fornecedor 360”, que pode fornecer acesso instantâneo a dados de risco, informações de sustentabilidade alimentadas por IA e avaliação operacional para ajudar a acompanhar métricas como a variação de preços.
A tecnológica refere-se às inovações e casos de utilização apresentados no SAP Spend Connect Live como “apenas a ponta do icebergue”, olhando para 2024 como potencialmente entusiasmante, à medida que lançar novas funcionalidades e capacidades para melhorar o seu conjunto de soluções para a área do procurement. Para os profissionais que queiram embarcar já nesta viagem fica o convite para participar na experiência virtual do SAP Spend Connect Live, a 24 de outubro.