A ITP Aero, empresa que opera no setor dos motores aeronáuticos, adquiriu dois armazéns automáticos que serão integrados nas operações da sua fábrica PCB, em Barakaldo, Espanha. Este é o segundo investimento da empresa em sistemas logísticos de alta tecnologia da VRC Warehouse Technologies.
O objetivo da ITP Aero, que conta com mais de 4.500 empregados e instalações em Espanha, Reino Unido, México, Malta e Índia, é desenvolver a tecnologia para impulsionar a mudança no setor aeroespacial no sentido de uma mobilidade mais sustentável. Para o efeito, o desenvolvimento de tecnologia própria é a sua principal vantagem competitiva. A crescente automatização das operações intralogísticas, agora potenciada pelo recente investimento nestes novos armazéns automáticos, evidencia a importância dos processos de inovação contínua.
Ao serviço da fábrica de Barakaldo, estes sistemas traduzem-se numa redução da ocupação de superfície útil, permitindo aproveitar toda a altura do armazém e transformando as operações de entrada e saída de produtos num processo rápido, limpo e ergonómico. Com a ajuda da tecnologia incorporada nos armazéns automáticos, os operadores podem trabalhar com grande precisão e embalar cargas heterogéneas de diferentes dimensões e pesos, até uma tonelada por estante.
O investimento nestes dois novos sistemas logísticos segue-se a uma colaboração anterior entre as duas empresas, quando foi adquirido o primeiro armazém automático, que rapidamente se revelou um investimento muito satisfatório, aumentando os níveis de produtividade da operação.
Dedicada a 100% ao desenvolvimento de armazéns automáticos, a VRC tem consolidada a sua experiência com parceiros do cluster aeronáutico, trabalhando com empresas como Airbus, Iberia ou Lufhansa, por exemplo.