Em 2023 celebram-se os 100 anos do Porto de Setúbal e, para marcar o centenário, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) continua a desenvolver um vasto programa de atividades, com o objetivo de reforçar e promover o papel do porto no desenvolvimento económico e social da região e sua envolvência com a cidade. A próxima iniciativa é já esta semana, no dia 29 de novembro.

No dia 29 de novembro, tem lugar o “Fórum Investir Inovar Descarbonizar – Inovação e Logística”, no Auditório BlueBiz Global Parques, no Parque Empresarial da Península de Setúbal, em parceria com a AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal.

A próxima sessão do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar será dedicada ao tema “As Novas Indústrias: Inovação e Logística” e tem lugar pelas 09h00, no auditório do Parque Empresarial BlueBiz da aicep Global Parques, em Setúbal e visa debater o papel da Inovação e da Logística para o futuro desenvolvimento do setor portuário e logístico e do Porto de Setúbal.

Com um olhar no futuro serão também apresentados casos práticos, discutidos os desafios e oportunidades, assim como os fatores de mudança necessários para o Porto de Setúbal e a indústria se unirem na construção de um porto com um futuro promissor e sustentável.

Após o dicurso de boas-vindas de Carlos Correia, Presidente da APSS, o keynote speaker é Nuno Maia, da Associação Industrial da Península de Setúbal (AISET), cujo tema da intervenção será “O Porto, a Reindustrialização e a Sustentabilidade”. Pelas 10h00 tem lugar a mesa redonda “Ligamos Rotas à Indústria: A inovação na logística marítimo-portuária e nos transportes” que conta com Porfírio Gomes da Comunidade Portuária de Setúbal, Gonçalo Eiras da BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal, António Nabo Martins da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), Lucas Teixeira da SAPEC Parques Industriais e João Nabais da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS. A encerrar a manhã os participantes terão oportunidade de ficar a conhecer alguns casos práticos, cujo foco estará no tema “Inovação e Sustentabilidade – O impacto e as mudanças necessárias na indústria”. Para isso, passarão pelo palco Nuno Santos da Lisnave, Pedro Galvão da Secil, Nuno Soares da Navigator e Álvaro Mendes da Etermar.

O encerramento acontecerá ao meio-dia, com a intervenção de André Valente Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal.