A Toyota e a Redwood Materials ampliaram a parceria com que já contavam, para a reciclagem de baterias em fim de vida dos veículos eletrificados da Toyota, à aquisição de materiais de reciclagem de baterias domésticas. O novo acordo estabelece o aprovisionamento de material de cátodo ativo e de folha de cobre de ânodo das atividades da Redwood Materials para a cadeia de abastecimento da fabricante automóvel.
Esta parceria tem como objetivo aumentar a circularidade dos materiais, nomeadamente das baterias da sua supply chain norte-americana, e reaproveitar as baterias dos veículos da Toyota que atingiram o seu tempo de vida útil. Esta parceria foi anunciada no ano passado para a coleta e reciclagem de baterias de veículos híbridos e elétricos, e agora expandida.
“Ao trabalharmos com a Redwood Materials, estamos a criar uma cadeia de abastecimento circular para otimizar a logística, expandir o aperfeiçoamento e garantir que os metais valiosos recuperados possam ser reintroduzidos nos nossos futuros veículos”, avançou Christopher Yang, Group Vice-President, Business Development, Toyota Motor North America. “Acelerar os nossos esforços de reciclagem e aquisição de componentes nacionais aproxima-nos do nosso objetivo final de criar um ecossistema de baterias de circuito fechado que se tornará cada vez mais importante à medida que adicionarmos mais veículos com baterias às estradas da América do Norte”, acrescenta.
Por sua vez, por parte da Redwood Materials, Cal Lankton, Chief Commercial Officer, destacou que “hoje, em colaboração com a Redwood Materials, a Toyota está a fazer um movimento decisivo em prol de um suturo sustentável. Não só estão a trabalhar para garantir uma gestão de fim de vida para os seus veículos elétricos, mas também a planear criar a próxima geração de veículos elétricos, em parte, utilizando componentes de baterias sustentáveis e fabricadas domesticamente”.
Espera-se que as necessidades de reciclagem de baterias da Toyota aumentem substancialmente nos próximos anos, visto que cada vez mais veículos elétricos do grupo chegam ao fim da sua vida útil, como é o caso dos Prius de primeira geração, introduzidos há mais de 20 anos. A infraestrutura de reciclagem da Redwood Materials, em Nevada, irá apoiar a cadeia de abastecimento da Toyota na América do Norte, melhorando a sustentabilidade da empresa, e ajudando a aprimorar as melhorias operacionais de toda a empresa para um ecossistema de baterias de circuito fechado.
Prevê-se que o ecossistema do ciclo de vida das baterias da Toyota inclua a reciclagem, refabricação e reaproveitamento de quase cinco milhões de unidades operacionais, caminhando assim para os seus objetivos de neutralidade carbónica das suas operações globais até 2035, e neutralidade carbónica dos seus veículos até 2050.
Ao nível do material de cátodo ativo e da folha de cobre de ânodo da Redwood Materials, a Toyota concordou em desenvolver um circuito fechado que os envolve, como parte de uma parceria a longo prazo. Segundo os parâmetros do acordo, espera-se que os materiais de cátodo ativo recuperados e produzidos pelas atividades de reciclagem da Redwood Materials alimentem material reciclado na futura produção de baterias na Toyota Battery Manufacturing, North Carolina (TBMNC), prevista para começar a operar em 2025.
“O início da produção da Toyota Battery Manufacturing North Carolina está a chegar, e estamos entusiasmados em adquirir componentes e materiais críticos para baterias para incluir no nosso ecossistema de baterias”, avançou Sean Suggs, presidente da TBMNC, destacando que “continuaremos a trabalhar no sentido de aprovisionar e reciclar materiais de baterias aqui nos Estados Unidos para maximizar esses recursos preciosos e reduzir nossa pegada de carbono no processo”.