De forma a concluir a alienação da Medway à espanhola Renfe Mercancias, o governo aprovou recentemente as condições de venda de 5% do capital social da Medway aos trabalhadores, segundo um comunicado do Conselho de Ministros, citado pelo Expresso.

Pode ler-se no documento que “com a venda destas participações sociais, fica concluído o processo de alienação da Medway, habilitando a participação da empresa numa iniciativa ibérica de transporte ferroviário de mercadorias, cujo adiamento traria prejuízos ao país”.

O governo de Espanha selecionou a Medway para fazer parte da futura empresa ferroviária que irá explorar a atividade da Renfe Mercancias. Segundo Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da Medway, a aprovação da proposta indica que a Renfe entrará no capital da operadora logística, que ficará com todos os ativos e negócios da transportadora espanhola.

Carlos Vasconcelos considera ainda que esta aprovação indica que será uma empresa portuguesa a operar em Portugal, Espanha e França, “ao contrário do que muitas vezes acontece, em que os estrangeiros vêm exercer as atividades em Portugal”.