O estudo “The Gartner Generative AI 2024 Planning Survey”, elaborado pela Gartner e apresentado pela Procurement Magazine, indica que metade dos líderes de supply chain têm planos para implementar Inteligência Artificial Generativa nos seus negócios durante este ano.

A pesquisa envolveu 127 profissionais que exploraram os seus planos para colocar a tecnologia em uso, ou iniciar a implementação no seu departamento, e os resultados apontam para a continuidade de adoção de tecnologia.

Em média, 5,8% dos orçamentos serão investidos em Inteligência Artificial Generativa, de acordo com o relatório. Esse investimento também está a ser apoiado na procura de talento, uma vez que 65% dos inquiridos indicaram que planeiam contratar funcionários e especialistas para ajudar na implementação da tecnologia.

“OS CSCOs encaram a Inteligência Artificial Generativa como um apoio aos seus objetivos mais amplos de transformação digital”, afirma Noha Tohamy, VP analyst na Gartner’s Supply Chain Practice. “Muitos líderes de supply chain já estavam a utilizar tecnologias e análises avançadas, e está claro que, a partir desses dados, a maioria também vê o valor da Inteligência Artificial Generativa para aumentar a produtividade, a agilidade da empresa e reduzir custos. O desafio para muitas dessas organizações nos próximos 12 meses será escalar os seus projetos piloto para uma adoção mais ampla”, acrescenta.

De acordo com Noha Tohamy, as projeções orçamentais indicam que os profissionais estão empenhados em fazer progressos com soluções de Inteligência Artificial Generativa este ano, e que reconhecem a necessidade de recursos adicionais para ir mais além do que projetos piloto de pequena escala.

O estudo indica que a indústria da supply chain está a ficar para trás em relação a outras áreas de negócio. Noha Tohamy sugere que esta pode ser uma oportunidade para as empresas de supply chain se tornarem “rápidas seguidoras” tirando proveito da informação disponível e investindo em tecnologia através de parceiros funcionais.

Os dados da pesquisa demonstram que os casos de uso mais impactantes para a Inteligência Artificial Generativa na cadeia de abastecimento incluem áreas como aumento de código, fornecimento de mais insights sobre os principais indicadores de desempenho, e chatbots de assistência aos funcionários.

No que diz respeito ao talento, apenas 14% dos profissionais de compras expressam confiança na sua equipa para atender às necessidades futuras da função. A falta de confiança na prontidão futura do talento decorre de uma mudança nas principais competências que os CPOs precisam para ajudar a impulsionar os objetivos associados à transformação das compras.

69% dos inquiridos afirmam que a perspicácia do negócio ganhou importância durante o último ano, enquanto que 68% indicam que as skills em torno da tecnologia e dados aumentaram em importância. Apenas 26% referem que as “competências tradicionais de compras” ganharam relevância durante o mesmo período.

“Os líderes de compras, geralmente, confiam na sua equipa e na capacidade de alcançar os seus objetivos a curto-prazo”, afirma Fareen Mehrzai, senior directos analyst na Gartner’s Supply Chain Pratice. Acrescenta ainda que, no entanto, “os nossos dados mostram que os CPOs estão preocupados com o futuro e a disponibilidade de talento para atender aos objetivos transformadores baseados em tecnologia, bem como a capacidade de servir como consultor estratégico para o negócio”.

FOTOGRAFIA: https://claudeai.wiki/