A Ocean Network Express (ONE), assinou contratos de construção marítima com a Jiangnan Shipyard e a Yangzijiang Shipbuilding, para a construção total de 12 navios porta-contentores de 13 mil TEU biocombustível e metanol.
Cada estaleiro de construção fica responsável por seis navios, com entrega prevista a partir de 2027 e esta será a frota inaugural da ONE em navios de combustível duplo de metanol, fundamental para os seus objetivos de sustentabilidade, como parte da Estratégia Verde.
No atual panorama marítimo, prevê-se que o metanol tenha um potencial significativo nas reduções de emissões. Além de que estes porta-contentores terão tecnologias de ponta, como o desenho otimizado do casco, sistemas de recuperação dos gases de escape e da colocação à proa de um “pára-vento”. Os navios selecionados, serão equipados com um sistema de lubrificação do ar e um gerador de eixo, para ajudar a explorar potenciais melhorias na eficiência de combustível e na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Estas inovações podem ajudar a acelerar os esforços de descarbonização da ONE e garantir que o cumprimento está alinhado com os regulamentos do setor de transporte marítimo.
“A nova frota é fundamental para alcançar o nosso objetivo de operar com os primeiros navios de combustível alternativo até 2030 e marca um passo significativo na nossa jornada em direção a uma indústria marítima mais verde e sustentável”, sublinhou Jeremy Nixon, CEO da ONE.
Este investimento e compra estão alinhados com a rigorosa política de aquisições da ONE, com o objetivo de satisfazer a procura dos clientes e ser adaptável a qualquer mudança futura nas cadeias de abastecimento globais sustentáveis, esclarece o armador no comunicado.