A BYD iniciou um novo capítulo no transporte marítimo com a viagem inaugural do seu primeiro super navio para transporte automóvel: o Explorer N.º1. A embarcação foi entregue oficialmente no porto de Yantai, na província de Shandong, antes de iniciar a sua viagem inaugural a partir do porto de logística internacional de Xiaomo, Shenzhen, na China.

Tem 199,9 metros de comprimento e simboliza o compromisso da BYD com o transporte marítimo sustentável, devido aos avanços pioneiros em tecnologias de construção naval ecológicas e inteligentes. Com uma capacidade de carga de 7.000 veículos, o Explorer N.º1 vem equipado com um sistema inovador de propulsão híbrido, podendo consumir gás natural liquefeito ou combustível convencional.

Nos próximos dois anos, espera-se que mais sete embarcações se juntem à frota, todas com a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e sistemas de gerador de eixo, incorporando aquilo que a companhia designa como “a visão da BYD para uma era de transporte marítimo mais verde”.

Wang Junbao, gerente da Divisão Corporativa da BYD, destacou que o setor de veículos de energia limpa da China atingiu um marco histórico no ano anterior, com vendas e produção superiores a 9 milhões de unidades, contribuindo significativamente para a mobilidade verde global. O lançamento bem-sucedido do Explorer N.º 1 assinala um passo fundamental para a BYD na expansão em mercados estrangeiros, já que nos planos está não apenas implantar estes navios nas suas próprias operações, mas também envolver-se em parcerias abertas.

Desta forma, a marca pretende dar resposta às suas necessidades de transporte, no seguimento dos números alcançados em 2023, ao ter exportado 242.756 veículos elétricos ou híbridos plug-in, registando um crescimento de 334,2%, reforçando o estatuto de principal vendedora mundial de veículos de energia limpa. “Hoje, a operação da BYD abrange seis continentes, envolvendo mais de 70 países e regiões em todo o mundo, chegando a mais de 400 cidades, enfatizando o seu profundo impacto e alcance na promoção de soluções de mobilidade verde em todo o mundo”, realça a companhia em comunicado.