A Bolloré Logistics está a fazer testes na Índia para a exportação de veículos, revolucionando o convencional método Ro-Ro com uma solução contentorizada que integra eficiência, segurança e relação custo-eficácia.
A solução da Bolloré Logistics passa pelo empilhamento reutilizável dos veículos, desenhado para facilitar o carregamento e acondicionamento dentro dos contentores, garantindo que estes não sofrem danos. A estrutura modular destas estantes não só permite um fácil manuseamento no processo de armazenagem, como também proporciona flexibilidade, adaptabilidade e escalabilidade no processo de exportação. Assim, o acondicionamento de veículos pode ser gerido de forma eficiente dentro de armazéns ou em estaleiros abertos com assistência mínima, otimizando o fluxo de trabalho logístico.
As estantes reutilizáveis conseguem transportar quatro carros num único contentor, e oferecem um modelo eficiente e vantajoso entre custo-eficácia. Deste modo, não só maximizam o espaço do contentor, mas também otimizam o custo total do processo de exportação. “A adaptabilidade desta solução permite que as empresas escolham o modelo de acondicionamento que mais se adequa ao seu negócio”, explica a Bolloré em comunicado.
Olivier de Clerck, global head automotive & mobility da Bolloré Logistics, destaca que “num mundo logístico tão restrito e enfrentando a escassez global de Ro-Ro e de contentores, acreditamos nesta solução ágil e de fácil acesso onde quer que seja. A qualidade do serviço prestado garante aos nossos clientes uma entrega de produtos sem danos, economias de custos significativas de CBU [Completely Built Up] em comparação a um sistema CIC tradicional, e um impacto ambiental reduzido”.
O processo de acondicionamento de cada veículo demora aproximadamente 20 minutos, e cada contentor de 40 pés pode levar de dois a quatro veículos.