Está de regresso o Seminário Logística de Frio, organizado pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG). A segunda edição do evento irá decorrer no Museu do Oriente, em Lisboa, no dia 14 de março, das 08h30 às 18h00, e será um momento para discutir e explorar os desafios e oportunidades cruciais na gestão da cadeia de frio.

Durante o dia serão abordados vários temas de interesse para a indústria logística de frio, como “Da produção ao retalho – qual a importância do frio nas diferentes cadeias de valor”, “Operadores logísticos – os desafios da cadeia de frio”, “Futuro do frio – perspetiva global”, “Infraestruturas – sustentabilidade e inovação”, e “O papel dos transportes na logística de frio”.

Em comunicado, a APLOG refere que o evento proporcionará uma “plataforma única” para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do setor, fomentando o networking e “colaborações estratégicas”. Serão envolvidas empresas que estão presentes em qualquer etapa da cadeia de frio, desde a produção até ao retalho.

“O setor da logística de frio é uma área fundamental da nossa economia e está atualmente com enormes desafios e sobre forte pressão”, afirma Afonso Almeida, vice-presidente da direção da APLOG. Acrescenta que “as subidas do preço da energia (eletricidade, gás e gasóleo), as exigências ao nível das cadeias de abastecimento, o aumento de custos e os desafios da sustentabilidade e descarbonização que se colocam a todos os envolvidos no setor, irão obrigar a repensar os negócios e as cadeias logísticas”.

Estarão presentes no evento empresas como Unilever, Aldi, Grupo Frip, Recheio, Americold, Logifrio, Salvensen, New Cold, CodeOne, Mersk, Paulo Duarte, Luís Simões, Sonae e DPD.

Poderá obter mais informações sobre o seminário, como enquadramento, programa ou custos de participação, através do site do evento.