A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos aprovou a proposta do Grupo Profissional de Distribuição Farmacêutica para a criação da nova especialidade em Distribuição Farmacêutica.
Segue-se agora a nomeação de uma Comissão Instaladora do Colégio de Especialidade, que irá conduzir o processo de atribuição dos primeiros títulos de especialista, nos termos das normas transitórias aprovadas.
Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, a criação desta especialidade “vem dar resposta às crescentes exigências e complexidade da atividade desenvolvida pelos farmacêuticos nas empresas de distribuição, em áreas como a direção técnica, gestão da qualidade, regulamentar e operações, sendo a única área do circuito do medicamento que não tem um Colégio de Especialidade”.
Por outro lado, a legislação europeia também exige que os profissionais do setor demonstrem “competência e experiência”, bem como “o domínio das boas práticas da distribuição”, reconhecendo como “preferencial” a formação em Ciências Farmacêuticas.
Para a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA), “este é um passo importante para a atividade da Distribuição Farmacêutica no nosso país que, devido às especificidades e exigências regulamentares, congrega mais de 600 farmacêuticos que garantem o cumprimento das boas práticas de distribuição para um abastecimento seguro e adequado às farmácias comunitárias”.
A ADIFA “demonstra total disponibilidade para colaborar na mais ampla divulgação do processo das candidaturas aos primeiros títulos de especialista em Distribuição Farmacêutica”.