O departamento de fornecimento e logística de peças da Volvo está a adotar uma nova abordagem em que a Inteligência Artificial (IA) é a peça central para impulsionar eficiência, acessibilidade de dados e sustentabilidade, segundo avança um comunicado na sua página oficial.
Através de tecnologias de ponta e estratégias analíticas avançadas, a empresa já alcançou uma significativa diminuição das emissões de CO2, redução de custos, e uma maior disponibilidade de peças para os vários mercados onde está presente. Desde 2018 que a Volvo tem apostado na sua transformação digital, priorizando o acesso e análise de dados visando uma tomada de decisão “mais ágil e precisa”. As medidas adotadas já resultaram numa redução de 50% no volume de transporte aéreo de peças, enquanto que o volume total de peças expedidas já aumentou em 25%.
Johan Melcker, ex-chefe de TI de processos e negócios da área de Fornecimento e Logística de Peças da Volvo, descreve esta aposta como uma iniciativa estratégica de longo prazo, e um “divisor de águas” para o negócio de pós-venda da empresa. “Temos de ter uma mentalidade de previsão para satisfazer as exigências dos nossos clientes em termos de serviço e disponibilidade de peças. A chave é ligar dados extensivos com um conhecimento profundo do processo da cadeia de abastecimento para que possamos capitalizar os dados armazenados”.
O departamento de pós-venda da Volvo é composto pelo sistema de planeamento de recursos empresariais (PULS), e pelo Data Lake no Azure, uma plataforma centralizada para armazenamento e análise de dados. Através de ferramentas como Power BI, Snowflake e Inteligência Artificial Avançada, a equipa tem vindo a transformar a forma como interpreta e apresenta dados complexos.
Tudo isto prepara a Volvo para os desafios do futuro, que passam por manter uma elevada qualidade dos dados à medida que lida com uma complexidade crescente, apoiando futuros modelos construídos em diferentes sistemas por várias marcas de automóveis, enquanto se esforça por minimizar os volumes de carga aérea, pode ler-se no comunicado.
“As inovações na ciência dos dados, incluindo ferramentas de previsão e simulação de aprendizagem automática, realçam a nossa abordagem orientada para o futuro. A adoção do desenvolvimento de software interno e da análise avançada demonstra o compromisso da nossa equipa em manter-se na vanguarda, permanecendo à frente do desenvolvimento tecnológico”, afirma Rickard Hol, diretor de análise avançada da área de fornecimento e logística de peças.