Durante o mês de março, a Laso transportou e movimentou transformadores com mais de 200 toneladas entre a Central Ciclo Combinado da Iberdrola em Castellón (Navarra) e a Central Ciclo Combinado Escombreras (Múrcia), numa extensão de cerca de 700 quilómetros.
O projeto assentou na necessidade da Iberdrola substituir um transformador por questões de operacionalidade, tendo esta operação sido liderada por Juan Ayestaran, diretor operacional da Laso no País Basco.
Para o transporte, a Laso precisou de fazer uma análise prévia de todos os condicionalismos existentes por parte dos departamentos de Engenharia e Heavy Lift da empresa, de forma a garantir que a execução operacional pudesse ser bem-sucedida e assegurar a sua viabilidade e segurança. Foi também necessário o acompanhamento policial durante o trajeto, para assegurar a segurança da via pública.
O transporte requereu uma dualidade de transportes entre meios terrestres e marítimos, entre os portos de Castellón e Escombreras, tendo sido necessários, ao longo do projeto, vários equipamentos e meios especiais, entre os quais camiões com capacidade de carga de 250 toneladas, equipamentos modulares com mais de 20 eixos e pórticos com capacidade de elevação de até 500 toneladas. Foi também necessário o uso de métodos de descarga manual e ripagem dos transformadores com recurso a sistemas hidráulicos de movimentação e deslizamento horizontal, devido à dimensão das peças.
Após a instalação, a Laso efetuou a movimentação do transformador substituído para um depósito da Iberdrola, que tinha uma inclinação de 11%, pelo que exigiu uma maior precisão nas manobras efetuadas.
A Laso apontou que os principais desafios que tiveram nesta operação foram as condições dos trajetos, os espaços de manobra e a especificidade de cada equipamento escolhido para executar o transporte.