Em 2023, o Lidl ajudou a exportar 22,3 mil toneladas de legumes e frutas nacionais para 9 países europeus, num total de 20 variedades. Esta campanha de exportação foi feita em parceria com a Portugal Fresh, tendo o dióspiro sido uma novidade de exportação.
De todos os produtos, destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 11,2 mil toneladas a serem exportadas para a Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo e Suécia.
Destacaram-se também os citrinos do Algarve IGP (laranja e limão) representando quase 2,9 mil toneladas, seguindo-se as frutas de caroço (ameixas, nectarinas e pêssegos) com 2,3 mil toneladas e os frutos vermelhos (amoras e framboesas) com 1,8 mil toneladas.
A novidade deste ano foi o dióspiro, com 123 toneladas exportadas para a Alemanha, tendo ainda relevância a chegada de algumas frutas e legumes que já eram habitualmente exportados a novos mercados, como foi o caso do tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha.
Dos hortofrutícolas exportados, encontram-se também a abóbora, castanha, couve branca/repolho, couve coração ou melão, entre outros.
Jorge Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, comenta que “estes números espelham mais uma vez o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes. A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem”.
Por parte do Portugal Fresh, o presidente Gonçalo Santos Andrade, afirma que “os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade. A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais”.