A SCM Conference reúne anualmente um painel de oradores de excelência que, enquanto gestores de topo para a logística e supply chain, vêm partilhar com os seus pares, ao longo de um dia e meio, a sua visão e projetos de supply chain na ótica da estratégia e liderança; operações; tecnologias e futuro. E o papel do procurement na cadeia de abastecimento não foi esquecido.
Como já vem sendo hábito, o espírito deste encontro para gestores de topo da supply chain é promover a partilha de ideias e a colaboração ao longo de um dia e meio e, nesta edição, a Supply Chain Magazine propõe desafiar as perspetivas sobre o atual estado de coisas, inspirar a mudança e mostrar como cada elo da cadeia é, ou pode vir a ser, um agente de transformação. Por isso, o tema escolhido para a edição de 2024 da SCM Conference – nos dias 7 e 8 de maio, na Casa de Reguengos, Mafra – é “Supply Chain: Nada se perde, tudo se recria e transforma”.
Das muitas conversas, apresentações e mesas redondas à volta do mundo da supply chain e do procurement, realce para a manhã do dia 8 e para a mesa redonda que se vai focar no tema “Procurement: o game-changer na gestão da cadeia de abastecimento?”.
Pedro dos Santos Vareda, Corporate Procurement Director da Luís Simões Logística Integrada, Tiago Cruz, Lead – Procurement & Sourcing EMEA da ORICA e Francisco Machado Serra, Procurement & Supply Chain Manager na The Force CT são três dos profissionais já confirmados e que em conjunto com Marcela Castro, Professora Adjunta na ESCE IPS e moderadora da conversa vão estar em palco para abordar como o procurement se tem tornado um elemento fundamental na gestão da cadeia de abastecimento, especialmente em contexto de globalização e mudanças rápidas no mercado.
Ao longo de 40 minutos seguramente que ainda haverá tempo para discutir como a eficiência no processo de procurement pode impactar positivamente toda a cadeia de abastecimento, desde a seleção de fornecedores até a entrega final do produto ou explorar como a tecnologia e a inovação têm influenciado o procurement, tornando-o um verdadeiro “game-changer” na forma como as empresas gerem as suas operações. Com sorte, talvez ainda haja oportunidade para estes profissionais partilharem alguns exemplos práticos, fruto da experiência profissional de cada um ou, quem sabe, explorar como o procurement pode ajudar a gerir riscos na cadeia de abastecimento, incluindo a diversificação de fornecedores e a adoção de estratégias para lidar com interrupções inesperadas, como aquelas a que se tem vindo a assistir, por razões diversas.
Igualmente importante é a vertente de responsabilidade social do evento. Por isso, este ano a Supply Chain Magazine associa-se à CAIS e ao inscrever-se na SCM Conference estará a contribuir com um donativo de 5€ para a Associação CAIS, que comemora 30 anos precisamente em maio. A Associação CAIS foi criada em 1994 e tem como missão contribuir para a melhoria global das condições de vida de pessoas social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco. Começou por ser uma revista com um projeto central de inclusão, que oferecia à população marginalizada um meio de reinserção pelo trabalho. 30 anos depois, mantém-se fiel aos seus valores, mas vai muito mais além nas suas iniciativas de inclusão e capacitação dos mais desfavorecidos. A Logística são coisas e também causas. Envolva-se!
Para mais detalhes e informações adicionais sobre a conferência, oradores, local, condições de participação visite o site da SCM Conference.