Na sequência da sua expansão global, em que tem vindo a investir em aquisições e joint ventures por todo o mundo, a Dachser revelou mais detalhes sobre a aquisição da grande maioria da joint venture Dachser & Fercam Italia, tendo-se juntado à empresa a 28 de março deste ano e concluído a aquisição.
Na sequência da revisão e aprovação da lei da concorrência pela Comissão Europeia, em novembro de 2023, a Fercam iniciou o processo de separação de duas das suas divisões de negócio – Distribuição e Logística, presente em 43 localizações em Itália -, da restante empresa. O objetivo desta separação era formar uma organização independente para operações de grupagem e logística contratual em Itália, tendo a joint venture começado no início deste ano.
A Fercam S.p.A. mantém assim 20% das ações da empresa, bem como as divisões Fercam Transport (transportes rodoviários e ferroviários nacionais e internacionais), Fercam Air & Ocean e Fercam Special Services (arte, feiras e eventos, entregas ao domicílio, mudanças e relocalizações, gestão de arquivo e documentos), bem como todas as filiais internacionais, que não farão parte da nova empresa.
As empresas contam com um histórico de parceria de duas décadas, e durante esse período, a Fercam distribuiu cargas de grupagem de bens industriais e de consumo provenientes da rede europeia da Dachser em Itália, e alimentou a rede europeia com os carregamentos correspondentes provenientes de Itália.
Burkhard Eling, CEO da Dachser, destaca que esta joint venture italiana “vem completar a nossa rede europeia de transporte e armazenamento de bens industriais e de consumo”, e que “esta aquisição reforça, também, a nossa missão em servir os clientes em toda a Europa com padrões de qualidade e de desempenho uniformes”.
“Investiremos igualmente na nossa capacidade logística, na digitalização, na ação climática e, sobretudo, nos nossos colaboradores em Itália”, destaca ainda o CEO.
Por parte da Fercam, Hannes Baumgartner, Managing Director da empresa, considera que “a continuidade do negócio de grupagem e logística contratual sob a égide da rede Dachser é o passo certo para garantir um desenvolvimento positivo e um crescimento futuro em Itália e na Europa”, e aponta que “a cooperação de confiança que construímos nas últimas décadas sustenta o facto de estas duas empresas familiares planearem e partilharem os mesmos valores a longo prazo. Isto facilitou a criação da nova empresa a todos os níveis”.
O COO Road Logistics da Dachser, Alexander Tonn, aponta que a joint venture “está muito bem posicionada no mercado italiano de grupagem e logística contratual, graças à sua experiente equipa de gestão liderada pelo Managing Director Gianfranco Brillante, aos colaboradores – extremamente bem preparados – e, ainda, às suas modernas instalações e sistemas de logística”, e que agora passam a desfrutar de oportunidades disfrutar de novas oportunidades para o crescimento das exportações. O responsável afirma ainda que isto garante uma maior segurança e estabilidade para os colaboradores da Dachser & Fercam Italia, e uma melhoria dos sistemas para os clientes europeus, como resultado desta integração.
Esta foi a terceira grande aquisição da Dachser ao nível da expansão da sua rede de transportes e de logística na Europa, depois da Graveleau em França (1999) e da Azkar em Espanha (2013).
Visto a empresa não contar com instalações próprias em Itália, não existirá duplicação de estruturas, existindo apenas uma representação do segmento Food Logistics de forma independente no mercado, sob a direção do country manager Roberto Specos, que manterá a sua atividade.