Foi em 2021 que Fábio Pinheiro integrou a equipa de procurement da Artevasi, inicialmente enquanto Purchasing and Procurement manager, e atualmente como Purchasing and Procurement director. Ao longo do seu percurso profissional já acumulou alguns anos de experiência nesta área, mas sente que há sempre algo a descobrir.
SCM – O que o levou a escolher esta profissão?
Fábio Pinheiro – A meu ver, a área de procurement requer interesse, busca e interação constantes, premissas essas que se enquadram no meu perfil e facilitam bastante o meu trabalho. A descoberta de novas realidades é algo que me atrai diariamente, assim como a comunicação, o diálogo e a negociação em prol de novas soluções para a organização. É uma área do setor das compras onde, na minha opinião, estas soft skils passam do espectro pessoal para o profissional e, não havendo dois dias de trabalho iguais, torna a profissão fascinante, até porque requer pensar fora da caixa muitas das vezes, o que me obriga, não só, a ser melhor profissional, como melhor pessoa.
Qual o maior desafio para uma equipa de procurement dentro da organização?
Precisamente a procura de novas soluções. O enquadramento da equipa de procurement é feito de uma forma transversal, sendo um alicerce para a organização. Dentro desta ideia, somos constantemente desafiados na busca de novas soluções que permitam ir ao encontro daquilo que são as necessidades da estrutura organizativa, tendo em conta a nossa realidade financeira, a conjuntura socioeconómica, o impacto ambiental e tantas outras questões que temos de atentar na hora de fazer negócio.
Quais as três competências-chave que mais valoriza, ou considera fundamentais num profissional de compras e procurement?
Na área de compras e procurement é fundamental ter algumas competências, mas na minha opinião, existem três que são fundamentais: resiliência, flexibilidade e curiosidade. Um profissional que consiga agregar tudo isto, com humildade e vontade de crescer, certamente será excelente no seu trabalho.
Artigo publicado na revista SCMedia News #50.