O Amazon Operations Innovation Lab, localizado no norte de Itália, é um dos centros mais avançados da Europa para inovação robótica. A equipa que trabalha neste laboratório será responsável pela implementação de mais de 1.000 inovações robóticas baseadas em Inteligência Artificial (IA) em toda a rede europeia e centros de distribuição da Amazon até ao final de 2024, através de um investimento de mais de 700 milhões de euros.
Estas novas tecnologias incluem máquinas para manuseamento de paletes e classificação de produtos, e unidades autónomas, que têm como objetivo apoiar os funcionários nos centros de distribuição espalhados pela Europa. “A robótica e a tecnologia desempenham um papel crucial no fortalecimento da rede logística da Amazon, enquanto a IA permite à empresa tornar as suas operações cada vez mais eficientes para o benefício de milhões de clientes em todo o mundo”, pode ler-se no site oficial da empresa.
Stefano La Rovere, diretor internacional de Robótica da Amazon, refere que “o laboratório abriga uma equipa diversificada e internacional de engenheiros e cientistas comprometidos em encontrar formas inovadoras de melhorar as atividades diárias dos nossos funcionários, proporcionando um local de trabalho mais seguro e garantindo entregas rápidas e fiáveis aos nossos clientes”.
Durante este ano, a Amazon planeia introduzir 120 novas tecnologias de automação na sua rede europeia. É de referir que, nos últimos 10 anos, a implementação de novas tecnologias permitiu criar 50.000 novos postos de trabalho nas operações da empresa na Europa.