A consultora portuguesa especializada em otimização e gestão de compras, a Expense Reduction Analysts, no âmbito do dia do trabalhador (1 de maio), apresenta a avaliação de fornecedores, a otimização e monitorização de processos, o recurso à Inteligência Artificial, e a aposta na cultura, benefícios e formação contínua dos colaboradores, como quatro estratégias para reduzir despesas sem cortes salariais ou despedimentos.
A primeira passa por avaliar os fornecedores. Estima-se que uma empresa média gaste cerca de 70% das suas receitas com fornecedores, pelo que, realizar uma avaliação profunda à cadeia de abastecimento tem um papel fundamental na redução de custos. Ainda assim, repensar e identificar oportunidades para economizar recursos financeiros não pode comprometer a qualidade e eficácia das operações, produtos e serviços.
Uma avaliação em relação aos seus fornecedores permite à empresa compreender se está a adquirir os recursos certos e indispensáveis para o negócio por um preço justo, e no momento certo. “Ter a perceção de um especialista externo que desafie a visão interna da empresa é uma mais-valia uma vez que irá identificar imparcial e objetivamente áreas de melhoria e propor soluções inovadoras para otimizar os custos de forma sustentável, bem coo contribuir para a criação de valor a longo-prazo par todos os agentes envolvidos na cadeia de abastecimento”, refere a consultora.
A segunda estratégia consiste em otimizar a monitorizar processos, essencial para reduzir a despesa e ganhar vantagens competitivas. Ao identificar e corrigir falhas internas, as empresas conseguem operar de forma mais eficiente e ágil, adaptando-se mais facilmente aos desafios impostos pelo mercado. Enquanto isso, permite ainda a entrega de produtos e/ou serviços com mais qualidade num espaço temporal mais curto.
Em paralelo, o acompanhamento regular dos processos adotados é crucial para avaliar a sua eficácia. “Uma cultura interna de melhoria contínua dentro da organização incentiva não só à inovação, mas também a capacidade de adaptação à mudança”, indica. Assim, antecipar e considerar diferentes cenários permite preparar as organizações e fortalecer o negócio.
A adoção de IA deve também fazer parte da estratégia de negócio das empresas, uma vez que oferece benefícios em áreas-chave e vantagens competitivas. Na área da logística, os algoritmos possibilitam a otimização de rotas de entrega, reduzindo os custos de transporte e minimizando os tempos de entrega. No que diz respeito ao serviço ao cliente, os sistemas de IA podem contribuir para um melhor acompanhamento e satisfação dos clientes.
“Além disso, esta tecnologia pode ser incorporada na customização de ofertas e monitorização de interações digitais, facilitando a identificação de padrões e tendências emergentes que, combinadas com uma análise ao comportamento do consumidor, permitem uma maior capacidade de adaptação ao mercado, isto é, às necessidades e expectativas dos consumidores e potenciais clientes”, afirma a Expense Reduction Analysts.
Por último, é importante apostar na cultura, benefícios e em formação contínua. O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal exige que as empresas tenham de estar preparadas para responder às expectativas das novas gerações. Se uma das principais dificuldades das organizações é a retenção e captação de talento, outra está relacionada com as habilidades técnicas dos colaboradores. Há medidas que se podem implementar que contribuem para a resolução de ambas, como apostar no bem-estar físico e psicológico dos funcionários, criar oportunidades de crescimento profissional, políticas de flexibilidade no trabalho e incentivos financeiros.