O Super Bock Group escolheu a Linde Material Handling (MH) como fornecedora de tecnologia no âmbito da renovação da sua frota de equipamentos de movimentação de carga. A principal mudança envolveu a utilização de baterias de iões de lítio, o que teve como consequência imediata o prolongamento do tempo de vida das máquinas.
Em comunicado, o Super Bock Group, através do responsável pela gestão de frota, Rui Veloso, dá conta de que utiliza, desde 2003, equipamentos de movimentação de carga elétricos. Volvido este tempo, foram identificadas necessidades de melhoria assentes em quatro pilares: melhoria das condições de segurança dos operadores; fiabilidade e disponibilidade dos equipamentos; adequabilidade dos equipamentos às operações, de forma a ter as operações perfeitamente otimizadas; e atualização da tecnologia de carga de baterias.
É neste contexto que a Linde MH é selecionada como fornecedora, tendo acompanhado todo o processo: “Visitámos os locais conjuntamente com o cliente e definimos um tipo de equipamento consoante a capacidade de carga, operação e as suas exigências”, afirma, no mesmo comunicado, o gestor de grandes contas, Mário Caciones.
Um dos desafios envolvia o conceito de carga de baterias, pois a empresa utilizava, até então, baterias de ácido de chumbo, cabendo à Linde MH propor uma tecnologia mais atualizada. Assim, de acordo com o número de horas reais de utilização e por tecnologia de máquina, e segundo Mário Caciones, foi realizado um dimensionamento da “potência necessária do respetivo carregador à bateria, no que diz respeito aos vários tipos de equipamentos que o Super Bock Group utiliza, nomeadamente, empilhadores, porta-paletes elétricos e stackers”.
A Linde MH procurou, ainda, dar resposta a outro dos requisitos da empresa de bebidas: a ergonomia e segurança dos operadores, bem como a sua produtividade. Neste sentido, e de forma a facilitar a vida diária dos trabalhadores e operadores na utilização dos equipamentos, a solução proposta abrangeu a utilização do Blue Spot Frontal, do Red Spot Traseiro, do cinto de segurança ativo (que só após a correta colocação permite a utilização da máquina), e da redução da velocidade por zonas. Outra das soluções aplicadas foi a proteção fixa SP, que permite disponibilizar nos stackers e porta-paletes elétricos uma plataforma fixa com posto de condução a 45º.
A Linde MH implementou ainda o sistema de gestão de frotas Linde CONNECT, que “permite ter uma visualização do estado geral das máquinas, da frota, bem como da forma como são utilizadas e quais as cargas dadas aos equipamentos”.
Num primeiro balanço desta parceria, iniciada no verão de 2023, o responsável pela gestão de frota do Super Bock Group sustenta: “Tivemos, sem dúvida, um contributo enorme para aquilo que é o nosso plano de segurança e melhoria contínua e efetiva nas operações. O uso desta tecnologia de baterias, que têm uma capacidade muito maior de ciclos de carga, permitirá que tenhamos um horizonte de utilização dos equipamentos muito maior, comparativamente com as tecnologias que tínhamos anteriormente, aumentando assim o ciclo de vida dos equipamentos.”