Segundo a Inceptio Technology, os camiões pesados equipados com o Sistema de Condução Autónoma da empresa e as suas capacidades T-NOA (Truck Navigate-on-Autopilot) já percorreram mais de 100 milhões de quilómetros em operações comerciais seguras.

Foi em agosto de 2023 que os camiões autónomos com tecnologia Inceptio ultrapassaram os 50 milhões de quilómetros em operações comerciais seguras, mas em menos de um ano esse valor já duplicou, atingindo a marca dos 100 milhões no final de abril de 2024, o que a tecnológica considera ser “a maior distância de teste para qualquer camião pesado comercial autónomo a nível mundial”.

83% das autoestradas nacionais chinesas estão cobertas pelo Sistema de Condução Autónoma da Inceptio, interligando sete regiões económicas importantes. Segundo a empresa, já 1.864 condutores utilizaram em segurança os camiões L3 e L2+ com os sistemas autónomos nas suas operações diárias. Entre as empresas utilizadoras estão as principais empresas de logística da China, como as ZTO Express, YTO Express, STO Express, JD Logistics e a SF Express.

A Inceptio também estabeleceu uma extensa pegada no segmento da logística contratual, incluindo cadeia de frio, automóvel, bebidas e bens de consumo, entre muitos outros, servindo multinacionais como a Budweiser e a Nestlé.

“A tecnologia de condução autónoma da Inceptio destina-se a uma base de utilizadores diversificada – desde grandes empresas de logística a pequenas frotas e operadores individuais”, explica o comunicado.

Através de parcerias com vários fabricantes, a Inceptio instalou de raiz o seu sistema em vários modelos de marcas como a Dongfeng, Sinotruk, Foton e Luigi, disponíveis em configurações de eixos 4×2 e 6×4, para responder às diversas necessidades do setor da logística Line-Haul.

Julian Ma, fundador e CEO da Inceptio Technology, comentou que “a implementação comercial de camiões autónomos com tecnologia Inceptio no setor da logística Line-Haul é empolgante, mas o que é verdadeiramente inspirador é a criatividade e a inovação que os nossos clientes trazem para a mesa. Esta abordagem orientada para o utilizador está a expandir os limites da forma como estes camiões autónomos são utilizados, abrindo novas formas de implementar a nossa tecnologia. Quanto mais dados recolhermos, mais rapidamente poderemos aperfeiçoar os nossos algoritmos e melhorar a nossa solução completa. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros OEM construtores de camiões, para oferecer ainda mais segurança, eficiência e rentabilidade aos clientes de logística”.

De acordo com a tecnológica, a maioria das rotas utilizadas pelas grandes empresas de entregas expresso na China tem mais de 500 quilómetros, sendo normalmente alocados dois motoristas a cada camião tradicional, trabalhando por turnos de modo a minimizar a fadiga e garantir mais segurança no cumprimento dos prazos de entrega. “A solução da Inceptio torna a condução muito menos cansativa do ponto de vista físico e mental, uma vez que trata de mais de 90% da viagem. As empresas de entregas expresso conseguiram reduzir significativamente o número de condutores por camião e os custos de mão de obra nessas mesmas rotas. Em rotas que variam entre 500 e 1.200 quilómetros, a Inceptio permitiu uma mudança direta de dois condutores por camião para um, resultando numa redução significativa de 40% a 50% nos custos de mão de obra”, afirma o comunicado.

“A tecnologia de condução autónoma da Inceptio e as suas capacidades T-NOA estão a progredir significativamente em termos de comercialização, permitindo-nos ultrapassar rapidamente o marco dos 100 milhões de quilómetros, depois de termos atingido os 50 milhões de quilómetros há apenas oito meses. O impacto que a nossa tecnologia está a ter no setor da logística é profundo”, concluiu o CEO.