A EPAL lançou recentemente a EPAL QR, uma nova solução de rastreabilidade de paletes que funciona com um QR Code. Através de um código individual, é possível ter acesso a toda a informação sobre aquela palete em específico, como o tempo de armazenamento, rotação de paletes ou utilização e localização das mesmas.

Com todas estas informações disponíveis, a transparência na gestão interna de paletes das empresas é otimizada, garantindo a disponibilidade do número correto de Euro paletes EPAL no local e momento adequados.

Em Portugal, a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) é a responsável pela representação da EPAL. Segundo explicam, “a Euro palete EPAL QR é um desenvolvimento adicional da bem-sucedida e internacionalmente conhecida Euro palete EPAL, sendo cada palete marcada nos blocos do canto direito com um código QR individual. Cada Euro palete EPAL QR tem, portanto, o seu próprio código QR que não é utilizado em nenhuma outra Euro palete EPAL QR”.

Através deste código QR, lido por quase todos os scanners de códigos de barras utilizados na logística e por qualquer smartphone, a pessoa acede a um site ou ao passaporte digital da palete, onde se encontram características da palete, bem como o comprovativo de autenticidade. No futuro espera-se que este URL já contenha dados sobre reparações realizadas, bem como o passaporte digital de produto das mercadorias, antes de existir uma obrigatoriedade de utilização.

Assim, é possível identificar e localizar uma palete individual ao longo da cadeia de abastecimento, permitindo ainda ao utilizador interligar as paletes e as mercadorias que transporte, podendo rastrear as suas mercadorias até à unidade, devido ao seu número de série único. “A Euro palete EPAL QR facilita a troca de paletes de forma fácil e digital. Os dados necessários para a troca de paletes podem ser importados digitalmente ao digitalizar o código QR e verificados por ambas as partes na troca. Isso elimina a necessidade de etiquetas de paletes e evita o risco de transferência incorreta de dados das etiquetas para os sistemas de IT. Os custos administrativos são, portanto, reduzidos ao mesmo tempo que aumenta a eficiência e a transparência do processo”, explica a AIMMP.

Os utilizadores podem associar o código QR às mercadorias na palete através dos seus próprios sistemas de IT ou através de software desenvolvido pela EPAL, ganhando assim, total transparência sobre a localização da Euro palete EPAL QR e das mercadorias transportadas nela, utilizando o sistema de Rastreamento e Rastreabilidade (Track&Trace). Ao mesmo tempo, a digitalização também permite a redução do erro humano, evitando perdas e entregas incorretas de paletes e de mercadorias. Tanto o Código QR quanto o número de série podem ser utilizados pelos sistemas de IT das empresas, como num WMS ou ERP, e através de uma digitalização os dados da palete são enviados diretamente para o sistema.

Foram feitos testes de resistência e durabilidade, não tendo obtido um impacto negativo na legibilidade do código QR, sendo espectável que o código se mantenha legível durante vários anos, conforme a sua utilização, mas caso exista algum dano ao código, este poderá ser reparado. A impressão é feita por jato e com tintas que não tenham impactos ambientais, nem à saúde das pessoas e dos materiais transportados, podendo também ser reciclada.

Pode ler o artigo completo na SCMedia News #51.