O grupo Volkswagen estabeleceu novas metas de desempenho ambiental para os seus fornecedores, pretendendo que, até 2040, 95% apresentem uma classificação positiva no que toca à sustentabilidade. Este dado emerge do quarto relatório sobre procurement responsável de matérias-primas, que o fabricante automóvel acaba de publicar.
No âmbito da estratégia holística de sustentabilidade “regenerate+”, o grupo alemão trabalha com uma rede de 110 peritos com o intuito de assegurar a cooperação com os fornecedores e outros parceiros de negócio. Atualmente, a rede de fornecedores da Volkswagen abrange 63 mil localizações em 96 países.
O relatório agora publicado é uma iniciativa voluntária do grupo, que envolve a partilha de informação sobre as medidas tomadas no âmbito da cadeia de abastecimento de matérias-primas, nomeadamente no que toca aos riscos ambientais, mas também aos direitos humanos.
“O foco está nos nossos fornecedores indiretos, a montante da cadeia de abastecimento – por outras palavras, onde os desafios são maiores. Identificamos, avaliamos e gerimos os riscos, cobrindo 18 matérias-primas prioritárias e as respetivas supply chains. Documentamos os nossos resultados em cada ano, sublinhando quer os progressos, quer os desafios. É o nosso contributo para uma maior transparência e responsabilidade”, escreve o administrador Dirk Große-Loheide no preâmbulo do relatório.