O clube de futebol Flamengo está a revolucionar a sua estratégia de procurement com a implementação da plataforma SAP Ariba, em parceria com a tecnológica NTT Data. Tornou-se, assim, pioneiro no futebol brasileiro no que toca ao uso destas soluções.
Numa nota publicada online, o clube sustenta que esta iniciativa demonstra o seu compromisso com a busca constante da excelência e de aprimorar a sua gestão. Com esta solução – adianta – poderá otimizar os processos de compras, reduzindo custos e libertando recursos para atividades mais estratégicas.
“Desde 2019 buscávamos uma ferramenta robusta como o SAP Ariba para profissionalizar a área de suprimentos do clube. Hoje, temos mais transparência e rastreabilidade. Desta forma, ganhamos em controle de processos, uma vez que todos os passos rodam na plataforma”, concretiza a Manager CBS do Flamengo, Marcela Mello.
A propósito, o Business Unit Director de Consulting da NTT Data, Guilherme Mairene, afirma que “a automação dos processos de compras, impulsionada pela análise inteligente do novo sistema, não apenas aumentará a eficiência, mas também oferecerá uma visão completa dos gastos do clube, possibilitando decisões mais efetivas sobre alocação de recursos e redução de riscos na cadeia de suprimentos”.
Isto porque as funcionalidades do SAP Ariba permitem uma gestão estratégica de compras, desde a solicitação até ao pagamento, incluindo sourcing estratégico, e-procurement, gestão de contratos e catálogos eletrónicos. Além disso, a plataforma facilita a gestão de fornecedores, permitindo encontrar, qualificar e colaborar com eles para otimizar a cadeia de suprimentos. A automação do processamento de faturas, juntamente com a análise detalhada de gastos, contribui para uma gestão financeira eficaz.