A Portocargo, operadora transitária e logística, tem um novo centro logístico e aduaneiro: com uma área de 5.500 metros quadrados, localiza-se em Benavente e vai permitir à empresa “expandir significativamente a capacidade operacional”.
Em comunicado, a empresa sustenta que se trata de um investimento estratégico, que possibilitará oferecer aos clientes “uma gama ainda mais abrangente de serviços logísticos”.
Estratégica é, de acordo com a mesma nota, a localização, na medida que possui fácil acesso aos portos de Lisboa, Setúbal e Sines, bem como ao aeroporto de Lisboa e às zonas comerciais e industriais da Área Metropolitana de Lisboa. Face ao projetado aeroporto em Alcochete, fica igualmente central.
Com 15 cais, destinados a descargas e cargas gerais, com uma porta adicional concebida para o manuseamento de cargas pesadas, densas e volumosas, este entreposto vem juntar-se ao da Maia.
A Portocargo anuncia, ainda, o investimento na infraestrutura tecnológica. Assim, para a gestão das mercadorias em armazém, modernizou o WMS (Warehouse Management System), integrando-o com o TMS (Transport Management System). A propósito, especifica que, deste modo, se consegue a visibilidade constante e a rastreabilidade das mercadorias, integrando as várias etapas da cadeia logística desde o expedidor até ao destinatário ou consumidor final.
“Esta é mais uma etapa crucial no já longo percurso da Portocargo. Com este ‘upgrade’, estamos capacitados para oferecer soluções integradas ‘door to door’ a qualquer empresa que procure melhorar a sua eficiência, num mundo cada vez mais imprevisível e a exigir adaptações às imponderáveis e exigentes mudanças, sejam elas por razões geopolíticas ou de sustentabilidade”, sustenta o CEO da empresa, Mário de Sousa.
E acrescenta que, “terceirizando as operações de armazenagem, gestão de stocks, pick & pack e entrega, as PME aumentam significativamente a sua competitividade, reduzindo custos de investimento e transformando custos fixos em variáveis, sem perder o controlo das operações e sem dependência da sazonalidade ou volume de vendas”.